Dear White People é a melhor série da Netflix?!

Olha... rivaliza com Sense8. E estou dizendo só por gosto pessoal.
E eu amo muito Sense8.

Saiu hoje, dia de greve, e dia de escrever sobre protestos. Amei sim, obrigada.
Eu maratonei, como sempre faço, os 10 episódios, curtos até, que contam histórias muito, muito profundas. Mas é leve. Levíssimo. Teve alguns momentos que eu pensei que eles iam me fazer chorar, mas um minuto depois, eu me vi representada e sem peso no coração. Não precisou muita carga dramática, não precisou pesar a mão, não precisou nem mesmo de ações drásticas. Não precisou de nada em excesso pra ser muito.

Tudo é feito na base do diálogo e comédia, sem exagero. Nada, ou quase nada chega à violência e atos irracionais, na medida certa o sarcasmo foi a melhor arma contra quem quer que ache a série um exagero, um racismo reverso, and all this shit.

Pra falar a verdade, só uma coisa incomoda, são o tanto de referências que nós, do público não acadêmico americano acabamos perdendo, porque né, não dá pra saber de tudo. Mas fora essa sensação de estranheza quanto a certos nomes e discursos usados como base de uma série que se passa num campus, que infelizmente é, de fato, um lugar fechado e distante pra muita gente, inclusive pra mim... tudo é feito de modo bem construído. Eu não tive nenhum problema assistindo, consegui entender as dores e nunces de cada personagem de forma clara... sem pender pra lado de mocinhos e bandidos, bom ou mal, a série mostra até com graça a diferença da vida de brancos e negros num ambiente muito racista. E acaba com a maior prova que racismo é institucional, não importa de onde se olhe. Ela mostra o certo e o errado, só.


Os brancos (da série, especificamente, mas é uma série bem realista, pensa bem) não entendem, ou não se esforçam o suficiente pra entender nada do que pessoas negras tem pra falar. E o último ato da série foi tão importante pra dizer que mesmo sem fazer nada especialmente agressivo, eles são por reflexo, silenciadores...
É tão básico, tão simples pra eles, algo tão natural... é de me fazer perder as palavras; Juro, tive que dar uma respirada. Porque apesar de todo o contexto na paz (em termos e muitas aspas), dá raiva.
Principalmente pra quem nasce silenciada.
Essa geração, a da qual eles falam, a pós-racial. Essa que tem as redes sociais, que tem oportunidades de serem mais, saberem mais, de serem sempre melhores, é também uma que continua sendo constantemente mal ouvida. Sabe, não é a falta de gente gritando. É a surdez seletiva dos que não sofrem, e dos que lucram com o silenciamento.


Eu pretendo fazer os 5 ou mais motivos pra ver Dear White People / Cara Gente Branca, mas vamos deixar claro logo de cara nesse review pós maratona, que eu amo, e que eu espero que repercuta ainda mais do que 13 Reasons Why. Porque não é porque o último eu odeio, que a questão deixou de ser debatida, então eu espero que aconteça o mesmo com essa série maravilhosa, e que fala tanto sobre o racismo "invisível" que mata tantos, tanto nos EUA quanto no BRASA. Blz?!

E VAMOS FALAR SOBRE O QUANTO ESSA SÉRIE NÃO ESTÁ SENDO DIVULGADA?
NETFLIX, FAZ SEU TRABALHO QUE A GENTE FAZ O NOSSO!

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook