Resenha BDB: Amante Sombrio

Olá, você que está chegando agora nessa maratona de resenhas/resumos da série Irmandade da Adaga Negra, aqui está o seu mapa: Amante sombrio é o primeiro livro da série. Eu tenho que dar aqui a minha opinião de que apesar de amar a série, ela teve um começo aos tropeços. É entendível, pois foi o primeiro livro da Ward, e como ela disse recentemente em entrevista, o mundo editorial 15 anos atrás era outro, bem diferente. Se eu tivesse lido esse livro antes dos outros, eu teria largado como eu larguei todas as vezes que tentei ler uma Sabrina. Não entendia a ideia de contos eróticos rasos, e até hoje não entendo, mas eles sempre tem que começar de algum lugar, e esse ponto de partida pode não ser o mais bem escrito livro de todos, mas tem os méritos de ter começado uma saga que pegou profundidade ao longo dos anos.


Como eu comecei a ler a partir de Amante Liberto, já com 5 anos do primeiro lançamento, a história foi diferente.
Comecei a fazer resenhas deste e segui até Amante Libertada. Os links:
5º livro: Amante Liberto
6º livro: Amante Consagrado
7º livro é o Guia, então deixei pra falar dele depois;
8º livro: Amante Vingado
9º livro: Amante Meu
10º livro: Amante Libertada

Livro 1: Amante Sombrio
Personagens principais: Beth e Wrath
Personagens secundários: todo mundo... kkk Brinks, somos introduzidos ao mundo deles, daí não tinha nada definido sobre nada.
 Rei Cego, by Drake

Esse é o livro do líder da Raça. Wrath, filho de Wrath; .

Começamos o livro conhecendo Tohr, Darius e Wrath. A filha meio humana do Darius pode passar pela transição a qualquer momento, estando com seus vinte e cinco anos, e pode morrer se não tomar de um sangue forte o suficiente pra lhe sustentar durante as mudanças que ocorrem com os vampiros nessa época da vida. É nessa hora que os corpos se desenvolvem rapidamente, as presas se pronunciam e eles podem realmente dizer que são vampiros e proibidos de sair na luz do sol.

by Anyae
Também ficamos sabendo que o Wrath, o líder guerreiro e príncipe da raça  que rejeita o próprio trono não está nem aí se uma meia humana vive ou morre. Ela é super egoísta e nem dá bola pro pedido do Irmão e amigo. O Tohr não é indicado ao trabalho por não ter o sangue tão puro e ser casado, e porque mesmo que se alimentar de sangue e se relacionar sexualmente com alguém possa não parecer entrar em contado, na prática as coisas se misturam.
Mas o Darius morre, num ataque da sociedade redutora, que liderados pelo gêmeo malvado da divindade que criou os vampiros, é um grupo de ex-humanos meio que mortos, que caça todos dessa raça que vive escondida.
Elizabeth nem desconfia que a vida está em risco, ela não sabe que o pai existe, ou que estava tentando achar um jeito de protegê-la quando cobre a morte dele no beco para o Jornal de Caldwell. Ela pensa em sair dessa cidade pra ir buscar melhores condições de trabalho na cidade de Nova Yorque (que é bem pertinho da cidade fictícia). No trabalho, além de ser considerada uma jornalista inferior por ser mulher, e ainda aguentar assédio do chefe, não tem muito o que a prenda lá, já que viveu sozinha desde que saiu do orfanato onde passou desde que nasceu.
Depois de uma noite especialmente difícil, onde ela quase é estuprada por uns idiotas na saída do trabalho, Beth "conhece" o Wrath. Entre aspas porque ele só aparece lá, do lado de fora do ap que ela mora com o gatinho preto, o Boo. Ele se arrepende de ter aparecido e deixado ela aterrorizada e vai embora, levando as memórias dela sobre ele. Mas Wrath, com um senso de responsabilidade já que o pai dela morreu, passa lá na noite seguinte, depois dela estar mais calma e já ter falado com uns investigadores da polícia amigos dela.
Ela, num arroubo de excitação, numa das cenas mais engraçadas do mundo, agarra ele na porta mesmo. Deixa ele confuso, mas ele pega ela mesmo assim. Nem dá tempo dele contar pra ela que ela pode morrer e que o pai dela pediu pra ele cuidar da Beth quando a hora dela virar vampira chegasse. Meio que ia ser uma conversa muito longa e era melhor transar logo. Ela nem se liga que não tem ideia de quem ele é, só imagina que seja algum colega dos policiais pra quem ela prestou queixa na outra noite.
a melhor resposta pro súbito desejo da Beth foi o Wrath achar que ela tá dorgada da fumaça vermelha q ele tá fumando 

depois que você enxerga o Wrath no Jason Momoa,
tu não conseguirá mais desver

Bem, um policial que que gosta dela fica meio que preocupado com ela. Butch é um detetive meio malvado, conhecido por coerções violentas e por ser meio problemático, meio bêbado, ex viciado... a lista de defeitos é longa. Mas se preocupa verdadeiramente com a Beth, e depois de quebrar o nariz do cara que ela mesma já tinha machucado pra fugir da tentativa de estupro, fica mais preocupado ainda quando percebe que ela tá "saindo" com um cara mó pinta de gangster, duas vezes maior que um humano normal, e que vive de óculos escuros até de noite (Wrath e sua fotossensibilidade estilosa).

Ela meio que se assusta ao saber que o cara com quem ela transou não é amigo ou colega de trabalho do Butch e passa a ficar com medo também. E isso não passa quando o Wrath quase mata o Butch que vai na casa da jornalista e tenta prender ele por posse das trocentas armas que o cara carrega nos bolsos do sobretudo. Mas no final, pra salvar o Butch, ela aceita ir com ele pra onde ele diz ser a casa do pai dela, e onde ele tenta explica entre um tom entediando, arrogante e agressivo, que ela vai precisar dele se quiser viver.
As coisas complicam porque o Wrath não é uma pessoa fácil, nem de longe. E porque além de tudo o que aconteceu ela ainda descobre que o cara tem, em tese, uma esposa. A Marissa é a fêmea que foi prometida desde o nascimento ao futuro rei, mas que ele por alguma razão, nunca a quis. Ela vive só pra satisfazer a necessidade de sangue dele, já que os vampiros tomam da veia de uma pessoa da mesma espécie e do sexo oposto pra sobreviver), o que é extremamente triste, e torna a vida dela um inferno.
Beth não só se vê presa e apaixonada por esse imbecil, como está bem confusa por saber que o pai dela sempre cuidou dela de longe, tendo fotos dela por toda o quarto, e triste também por ele ter morrido antes de conhecê-lo.

Enquanto isso, a guerra vai rolando, os lessers (redutores), estão introduzindo mais humanos ao grupo do Ômega, e matando vampiros nos becos da cidade, assim como a Irmandade da Adaga Negra tenta conter o avanço deles e vingar a vida do Darius.
Conhecemos alguns deles pela perspectiva da Beth e do Wrath, que vai a apresentando como filha do Irmão morto. Primeiramente só o Rhage, lindo de morrer, mas um safado, que carrega uma maldição que faz com que um monstro inrompa dele toda vez que está em descontrole. O Wrath começa a considerar que realmente está apaixonado por ela quando ela cuida do Irmão dele, quando esse, depois de voltar da forma de um monstro, volta todo dolorido, cego e com o estômago cheio de carne podre dos mortos vivos. Ela também conhece o Tohr, que fica encarregado de cuidar dela quando o Wrath não está disponível já que é o único que ele confia que não vai dar em cima dela.
Mas a transição dela finalmente acontece quando ela está só em casa, e quem a encontra é o Butch, que acha que ela está tendo uma overdose e que o culpado é o Wrath. Beth pede pra ser levada até a casa do lutador, e o policial atende ao pedido dela, mais pra investigar o Wrath do que pro bem dela. O sangue real consegue salvá-la, mas o Butch fica preso na casa com a Irmandade enquanto isso e acaba sabendo que eles são vampiros, consequentemente não podem mais deixar o cara ir assim numa boa.

O casalzinho resolve que se ama e que vão se casar, daí o Wrath aproveita que enquanto o tira está lá a Marissa parece ter se interessado no cara, e tentando evitar mais confusão com a "ex", decide manter o cara vivo enquanto vai viver o amor com a Beth. Pra receber a bênção da mãe da Raça, ele precisa prometer encarar o desafio de ser Rei, e fazer uma espécie de acordo, que fica em segredo até pros leitores do que se trata. Mas questão é que quando ele aceita ser rei ele não pode mais lutar. Ele deve deixar a tarefa de liderar a Irmandade com o o Tohr, e finalmente apresentar a Beth como sua nova rainha.
Ela conhece o cordial Phury e seu irmão gêmeo mas completamente diferente, Zsadist, do qual todos tem dois ou três pés atrás e parece ser perigoso e aterrorizante.
E finalmente o Vishous, que é quem bate o martelo sobre o destino do amigo dela, se ligando a ele de um jeito que viram amigos de infância assim que o Wrath o convence a não matar o humano.

Dia do casamento.
imagino algo assim by Philip
Tudo lindo, todo mundo abençoando o casal, felizes numa cerimônia fechada e simples que contou só com a Virgem Escriba, a Irmandade, Marissa e Butch, Fritz, o mordomo, e a Wellessandra, mulher grávida do Tohrment e que empresta um vestido de noiva tradicional vampiro pra Beth se casar (vermelho com rubis, é muito lindo). É tenso só na hora que todos os caras tem que desenhar o nome ELIZABETH nas costas do Wrath com as adagas, e depois passar sal por cima pra ficar tipo uma tattoo alto relevo. Tenso e foda. Wellsie fala que independente da Beth achar isso meio selvagem demais, é uma tradição da raça e eles
precisam honrar, como nova primeira família. Ah, Wellsie, tão especial...

de Anyae
pintado por StaceMyster
Mas, porém, contudo, todavia a guerra chega na vida da Beth, e numa deslize ela é sequestrada pela sociedade redutora. O irmão e médico da raça Havers ficou puto com o Wrath ter trocado a irmã dele por uma mestiça e soltou a localização da realeza (na verdade o buraco é mais embaixo, porque o Wrath não tratou a Marissa bem sempre e tudo, mas...); Assim que o sol se põe, Wrath, com o melhor programa de rastreamento chamado sangue, acha ela mas se fere muito numa luta com direito a tiros e dois cães atacando. Eles conseguem vencer mas Wrath sai com um puta rombo na barriga de um tiro a queima roupa. Fica uns dias (horas na verdade, por conta do fator de cura) de molho. Pede desculpas ao Zsadist por ter pensado que a sacanagem do Havers foi com a ajuda dele, e perdoa o médico, porque ele admite que fez muita merda com a Marissa.

No fim todos concordam que para melhor segurança da primeira família, os membros da Irmandade vão morar com o casal na mansão do Darius, o Complexo que foi construído pensando em mantê-los unidos sob o mesmo teto mas que o Darius nunca conseguiu juntar os guerreiros. Depois de sua morte, seus desejos foram realizados afinal. E é no Fade que
encontramos um Darius infeliz, fazendo um acordo com a Virgem Escriba pra poder voltar e arrumar as coisas que ele pensa ter deixado sem resolução em vida.

A trama desse livro tem muitos furos, mas foi o suficiente pra fazer muitos fãs. Na minha opinião é boa pra apresentar todos os personagens, e uma ideia sólida sobre uma mitologia. Ah, e as cenas de sexo e os diálogos da Ward, que são o seu ponto forte, nisso ela arrasa! No fim, é um dos livros que eu menos li e não consigo ver o Wrath como um personagem amável. A Beth, ao contrário, é uma personagem forte e com relevância, o que faz o diferencial dessa série já do começo.

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook