Resenhas BDB: Amante Renascido

A partir dessa resenha as histórias dos personagens não vão fazer muito sentido sem as pessoas lerem os outros livros, então mesmo que se dê um certo contexto, não dá pra tirar todos os nuances das personalidades. Essa é uma recomendação minha. E outra é que os spoilers começaram a ser mais importantes quando você lê a partir desse. Há uma virada nos jogos de guerra que eu pessoalmente acho interessante ler sem saber e que os outros não tinham tanta importância. Então se prepara porque tem spoiler importante abaixo.

Mapa de resenhas:
1º - Amante Sombrio | 2º - Amante Eterno | 3º - Amante Desperto | 4º - Amante Revelado 5º - Amante Liberto6º - Amante Consagrado | 7º - Guia BDB8º - Amante Vingado | 9º - Amante Meu | 10º - Amante Libertada

Livro 11: Amante Renascido
Personagens principais: Tohrment e No'One/Rosalhynda/Autumm
Personagens secundários: Xhex, John, Assail, Bastardos (Xcor, Throe mais especificamente), Layla, Qhuinn, Blay e Saxton

Esse demorou porque eu precisei de mais calma pra me organizar. Acontece muita coisa nesse livro pra ser contada de uma maneira que dê enfase a tudo. Vamos começar pelo fato de que a história do Tohrment é contada desde o começo, mostrando ele como uma pessoa muito mais equilibrada e até, se é que dá pra
 Tohr e Wellsie por Anyae
colorido por Nana
falar isso, normal. Ele é dos Irmãos, o mais comum, mais parecido com um ser humano, sem muitas coisas que o façam especial. A única característica única dele é ser casado, desde sempre com a mesma mulher, ser completamente devoto a ela. No terceiro livro ele perde a Wellsie e o bebê por conta da guerra, e o vampiro vai embora, deixando um filho que tinha adotado com ela pouco antes. O John fica muito feliz quando o pai volta (três livros depois), mas ele não é mais o mesmo, todo magro, querendo morrer de alguma forma. E mesmo que depois de algumas sacudidas nos ombros por parte da sombra dele, o anjo "da guarda" Lassiter, o Irmão continua procurando uma maneira de se reunir à família no Fade.

A saúde
A recuperação do viúvo é lenta, começando ainda no oitavo livro, a reconciliação com o John no nono, e nesse último também conhecemos a história de outra morte que acompanhou a história de tragédias na vida do Tohr, a da mãe da Xhex.
No'One é o nome que ela se dá, e parte da história do Irmão, tendo se matado logo após Darius e Tohrment ajudarem a meia sympatho a nascer; eles passam por cima da lógica da Virgem Escriba de ressuscitação dos mortos ou equilíbrio cósmico que ela tanto prega, e aceitam ela na mansão. Embora completamente sem necessidade ela passa boa parte do tempo limpando e tentando servir ao máximo como serviçal, apesar desse trabalho ser dos doggens, que ficam muito contrariados com uma convidada fazendo o serviço deles. Ele volta a caçar os lessers mas esperando morrer de alguma forma e ela volta a fazer serviço doméstico esperando que essa seja sua penitência por ter morrido.

Enquanto isso, com a família...
A tentativa de se aproximar da filha, Xhexania, é frustrada pelo medo que ela sente de sympathos. A Xhex fica mal por isso mas tenta deixar pra lá, já que como ela diz, ela entende (e por experiência própria) o que aconteceu com ela, mesmo sem saber dos detalhes. E que a mãe não precisava se esforçar pra tentar ficar próxima se ela não se sentia bem. No'One ainda assim, insiste, tentando fazer o que pode, e no caso é lavar o vestido que a filha tinha casado, uma semana antes;
O John, do outro lado da cidade, caçava com os Irmãos, e sempre tendo a impressão de que o pai pudesse se matar a qualquer momento. Juntando esse stress ao da fêmea dele ser chamada como reforço pra conter um possível confronto entre o Bando dos Bastardos, explode numa discussão com ela sobre ela ir pra campo de batalha, o que obviamente não foi uma boa ideia, causando a primeira fissura no casamento deles.
por Eruvins
Essa briga continua, depois deles fazerem as pazes, mais tarde quando mesmo sem querer, o John dá a entender que não quer ela na guerra mesma e que "ele não quer estar no lugar do Tohr" em algum futuro. O que significa que a Irmandade fica do lado dele e deixa ela de fora. Então ela resolve isso e o problema de constrangimento com a mãe e vai embora da casa, voltando a trabalhar como segurança de boate. Mas, como casal, eles ainda tentam manter o casamento, mesmo que ela num canto e ele no outro.

A briga
É logo depois do John ter a DR e envolver a situação tensa que tá o pai, que o Tohr enche a cara e faz umas coisas nada legais, pra um cara que era o mais certinho e respeitoso. Ele encontra a No'One nadando nua num momento atípico de distração da mulher e chama ela de tudo, menos de arroz doce. Mentira, ele só chama ela de puta que está interessada em algum macho da casa. Ela fica p da vida, e com toda a razão e vai embora de volta pro Santuário.
Ele depois de reconhecer, com ajuda do Lassiter a merda que tinha feito, vai lá do Outro Lado pedir desculpas, que ela aceita. O Irmão aproveita que está lá pra pesquisar algumas coisas que o anjo tinha dito sobre a Wellessandra estar presa numa espécie de Limbo. Ele encontra evidências disso, já que não diz que ela foi para o Fade depois que morreu.

A missão
Fato é que Lassiter está lá pra tentar salvar a Wellsie de ficar presa, com o bebê, entre os dois mundos porque o Tohrment não deixa ela seguir em paz. Ele precisa se desligar e voltar a viver, coisa muito difícil se ele mal se alimenta de comida, quanto mais de sangue.

Fato é que ele está fraco, e a No'One, servil como é, disse que ajudaria ele com a tarefa de se alimentar de sangue, já que definitivamente não tinha nenhum interesse em ficar com macho nenhum. Mas tendo passado alguns meses ele passa a realmente se acostumar com as transfusões de sangue, e depois de alguns ajustes quanto aos traumas da fêmea, consegue voltar ao seu tamanho e peso originais. Eles também tem um certo lance sexual rolando, mas apenas por conta da alimentação

Quando o Lassister avisa que mesmo o viúvo se alimente mil vezes da fêmea, se ele não se abrir pra oportunidade de esquecer a Wellsie, em nada vai mudar a situação dela. Ele fica nervoso, e acaba se machucando de propósito num tiroteio entre os lessers. O anjo salva ele da maioria das balas, sendo alvejado no lugar do cara, mas ele ainda leva uns tiros. Antes da cirurgia ele ainda cede à No'One, que o alimenta e passa a dividir o quarto com o Irmão.
por Venin

As estações do ano e a guerra
O livro é dividido entre estações do ano, dando saltos de três em três meses, aproximadamente. E tudo é lento e gradual, o quanto os dois suportam ficar juntos. Enquanto no resto do mundo, as coisas vão acontecendo e mudando os cenários de guerra. Assail chega, matando os traficantes da cidade pra se tornar o novo chefão das drogas em Caldwell (ele é meio I wanna be Rehvenge), tenta recrutar a Xhex, que por sua vez está mais preocupada com o casamento com o John se acabando... E Xcor e seus bastardos se preparam pra atacar Wrath, com a ajuda da Glymera, incomodada com as mudanças no novo reinado. Eles ainda tem divergências entre eles mesmos, e Xcor deixa o corpo do Throe, seu tenente, esfaqueado e sangrando num beco, e a Irmandade cuida dele, pra depois mandar ele de volta;

Pausa pra sermos coerentes.
Que merda passa na cabeça da J.R. Ward? Porque não tinha nenhum motivo pra eles salvarem o Throe além de uma supestição ridícula de que eles seriam amaldiçoados se deixassem um guerreiro pros lessers. Mas ele nem interrogado foi, pra saberem quais eram as intenções do Xcor ou da Glymera... que merda; Enfim, foi só pra linkar ele à Layla, que é convocada pra alimentar o cara acreditando ser mais um guerreiro.

Outro momento decisivo se passa quando o Bando dos Bastardos alveja o Wrath na casa do Assail. Ele tinha começado a visitar os líderes do Conselho pra saber o que podia fazer pra diminuir a tensão entre poderes, mas deu merda, o Rei quase morre com um tiro no pescoço. Depois do stress de fazer uma manobra de por uma caneta na traquéia do Wrath, impedindo o rei de se afogar com o próprio sangue, Tohrment ganha o direito de matar o Xcor ele mesmo, ao mesmo tempo que Qhuinn, depois de uma mano a mano com o líder dos Bastardos, ter a primeira indicação pra se tornar parte da Irmandade.

John depois do episódio de quase perder o melhor amigo, decide tentar refazer o casamento com a Xhex e o rei valida ela como espiã pra descobrir o esconderijo dos bastardos, que ela aceita depois de uma DR e o marido prometer que não vai mais dar xilique quanto a ela lutar. Ela, nesse momento, já tinha se reconciliado com a mãe em um momento triste e emocionante, porque mãe e filha se sentem muito ruins quanto aos seus "não-relacionamentos", e precisam ter paz em pelo menos um.
Eu amo especialmente esse momento que a No'One fala pra filha:
- Estou cercada por machos que vivem de acordo com essa regra (de serem assassinos). Porque o simples fato de você ser fêmea tornaria isso diferente? Na verdade, estou orgulhosa de você. Melhor ser o agressor do que o agredido. E eu prefiro que você, em vez de qualquer outra pessoa, pense assim.
Xhex, a assassina mais amorzinho que você respeita. Por Drake
Melhor cena, ela levando a mamãe pra conhecer a cidade na garupa da moto <3
 Xhex não volta a morar com a Irmandade, pois o casal ainda não se acertou, eles resolvem esperar do que tentar e dar errado, criando um problema que não dê pra ser consertado; e o Tohr finalmente se permite transar com a Autumm, novo nome da No'One, que ele dá pois ela deixou de ser "Ninguém" pra ele, mas ela também não queria voltar a se chamar como os pais lhe nomearam.
A luta entre Qhuinn e Xcor ainda rende muitos ferimentos ao líder dos Bastardo, o que faz o Throe chamar a Escolhida Layla, que alimenta o traidor da coroa e ainda se sente atraída pelo líder.

O ato final
Mais meses se passam, mas mesmo que as coisas tenham melhorado, não viram um mar de rosas.
Wellsie continua presa e mais próximo de ficar assim pra sempre. Lassiter tenta dizer pro Tohrment pra se aprofundar com o relacionamento com a Autumm, se permitir amá-la, mas o viúvo acha que isso já é demais. Ela que se esforçava tanto pra nunca dizer que gostava dele pra não forçar algo que sabia que ele só sentia pela falecida... Mas aí um inesperado cio da Autumm acontece, o que deixa a mostra o lado masoquista dela quando ela se recusa a usar sedativos ou chamar o Tohr. Dr Jane chama ele assim mesmo, e deixa o clima tenso entre eles. Tohr acusa Autumm de manipulá-lo ou de ser louca, e depois de uma discussão que eu acabo achando ele o Irmão mais filho da puta... o Lass vai lá e mete um soco na cara dele pra vingar a Autumm e os leitores. O anjo ainda desiste, diz que o caso dele e da Wellsie está perdido e que o Tohr acabou todas as chances deles quando jogou tudo aquilo na fêmea que tinha tentado ajudá-lo; ela então pede pra se mudar pra casa da Xhex, passando uns dias lá.

Ao mesmo tempo que a Layla descobre que o macho que ela sentiu uma atração, e que ela esperava encontra na Mansão da Irmandade, é na verdade o cara que arquitetou o ataque ao Rei, e que alimentá-lo fazia dela uma traidora. Mesmo sendo poupada pelo Wrath pela óbvia ignorância, ela passar um bom tempo se culpando por isso, e principalmente por não deixar de lado a atração por ele. Ela passa pelo cio dela logo após o da Autumm, então ela pede pra que o Qhuinn dar um filho a ela. E ao ver que aquilo era o que a visão dele queria dizer, ele aceita, deixando um Blaylock morrendo de ciúmes.

John por Anyae
colorido por Nana
O John vê na Layla a solução pra procura da Xhex pelo esconderijo dos Bastardos, já que a Escolhida pode rastrear o Xcor pelo sangue; ele dá a dica para a sympatho e as duas encontram a casa do bando, Xhex conseguindo tirar em segurança a prova de que Wrath precisa pra condená-los à morte. John e Xhex se reconciliam definitivamente depois dessa prova de confiança nas habilidades dela.

Depois de pensar melhor o Tohr resolve pedir desculpas, depois de limpar finalmente a antiga casa dele e da Wellsie, doar as coisas dela ao SafePlace, e resolver finalmente velar as cinzas da amada. Sim, porque era meio óbvio desde a descoberta do Limbo que a Wellsie nem enterrada foi, coitada da alma.
Outra DR com uma Autumm puta da vida, mas ele se desculpa e convida ela pra ir na cerimônia do Fade, que ela diz que vai pensar, mas com um empurrãozinho do Lassiter ela acaba indo. Só pra ser sugada pro Fade também. Afinal ela estava morta, e o Limbo dela era justamente as histórias inacabadas com o Irmão e com a filha. Resolvido isso ela podia ir em paz, coisa que ela não ficou pois agora o Tohr tinha que lidar outra vez com luto. Então o Lassiter entra, negociando a sonhada liberdade dele pra Autumm voltar pro Tohrment. Mas tudo bem, porque depois ele volta e fica lá vivendo com a Irmandade.

As minhas considerações
Esse é um resumo sem muita opinião minha porque eu acho esse um livro incrível, e corajoso. Fala sobre luto, suicídio, dor e como é perder a pessoa amada.  Muita gente não gostou desse livro, muita gente... e às vezes até me irrito com alguns fãs que dizem que o Tohr traiu a Wellsie e outras merdas do tipo. Mas é óbvio quando você não vê muitas referências a esse livro, que não foi exatamente uma história bem aceita. Você nem vê muita fanart, assim como o livro do Phury.
É muito choro esse livro, muito mesmo. Choro nas interações entre Autumm e Xhex, a Xhex me faz choramingar horrores com o John, sofri muito quando o Tohr resolve se desfazer das coisas da Wellsie e tenta se reconciliar com a mulher que ele machucou profundamente em seu sofrimento... mas aí é que tá. Uma pulga atrás da minha orelha começou a ficar irritante, logo depois das barbaridades que o Tohrment diz com a No'One. É a de que os Irmãos não são tão dignos de amor e compaixão assim. Eles fazem e dizem coisas lamentáveis. Principalmente quando comparados ao Bando dos Bastardos, que consegue ser mais respeitoso com mulheres do que os Irmãos em certas ocasiões. Quando você compara as ações dos dois grupos, são praticamente as mesmas... porque um merece "apoio" mais do que o outro?

Por exemplo, porque eu deveria achar o Vishous, o Wrath ou Tohr mais digno do que o Zypher, Throe ou Xcor? Os últimos não fizeram nada além de lutar contra um sistema que não os beneficia em nada, aliás, até permite que eles sejam marginalizados. Sinto muito, mas como eu disse antes, eu também estaria do lado do motim contra o Wrath, que poderia até ser ótimo militar, mas é péssimo reinando. Tire pelo fato de que o cara tem poder de fazer tudo, mas fica na lerdeza da burocracia que odeia porque não teve a brilhante ideia de sancionar logo as leis pra melhorar as condições do povo dele. Ah, é muita sacanagem. O pior não é me fazer questionar isso, é que a ideia não era essa, essas mudanças não foram pra questionar o fato do Rei só mudar as leis que ele vai achando significativas... ao longo de anos, numa lerdeza sem precedentes. Até o Temer conseguiu mudar as coisas do jeito que ele queria em menos de um ano, o Wrath só me vem mudar as leis de escravidão de sangue quando Z e Bella casaram, ficou em dúvida se deixava o Qhuinn entrar na Irmandade porque ele não era filho de Irmão, nunca acabou com a lei de Enchlausuramento de fêmeas...

Daí a alcunha de "traidores" não entra. Porque eles não traem. Eles nunca estiveram do lado da coroa, e nunca estariam, porque já sempre estiveram do outro lado da situação. .
 Esse incômodo continua até o The Choosen, mas eu falo disso assim que eu terminar os outros resumos.



Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook