Queen B é de Black | B'Week

Até quando só amarão a Beyoncé apenas quando ela se embranquece?

 Eu gostaria poder dizer o quanto que a carreira da Beyoncé como um todo me transformou e empoderou a mim e a muitas meninas negras. Mas eu não posso. Primeiro que eu nunca tinha pensado na Bey como uma pessoa negra. Não antes do Lemonade.

Ela era ela, uma americana, pele clara, cabelos alisados loiros. Até bom pouco atrás, eu não pensava em Beyoncé como uma mulher negra. Ela parecia além disso, ter um poder inesgotável, o privilégio de um país de primeiro mundo, o dinheiro, as condições pra se transformar em quem quisesse.
Mesmo que nem sempre as coisas foram assim (tão glamourosas)
É óbvio que as coisas mudaram.

Mas aí a sociedade civil começa a jogar, não só com a sexualidade e o apagamento dos negros nos EUA, mas também atirar neles. Em protestos que pedem pra que parem de atirar neles.
E a Bey tem seu sonho de marido se desfazer em um elevador.
Veja bem, não fui só eu que descobri, no que pareceu ser de uma hora pra outra, que a Beyoncé É SEMPRE FOI uma mulher negra.
E olha, se fala sobre isso num filme que a própria estrelou: Dreamgirls.

E daí, B, Bey, Sasha Fierce, Yoncé, Independent Woman, B.B. Homemaker, Feminist: a person who believe in a social, political and economic equality of sexes.

Uma pluralidade dessas só Madonna conseguiu.


É óbvio que as coisas mudaram.

A percepção do público não era mais pra uma mulher linda que rebolava e que cantava muito, mas ainda assim era uma "cantora pop". E que injusto seria uma cantora pop ganhar de cantores (brancos, Taylor, Beck, Adele...) que "escrevem as próprias músicas", que praticamente "carregam a produção de seu disco nas costas"... Haha, tem que rir pra não chorar.
Sim, isso é uma alfinetada ao Leon do Coisa de Nerd que falou besteira. Sim, isso está engasgado aqui na garganta desde 2015
E de novo em 2017.

E não sou eu, millenial (sqn), que falo isso. Sim, o Kanye também fala pra caramba sobre isso, mas ele é meio pancada e ninguém nunca dá bola pras coisa que ele fala mesmo sendo verdades (ele é tipo o Ciro Gomes).  Mas tem muito mais gente que prestou atenção nisso do que só adolescentes loucos por brigas de famosos:

Comentário por um homem negro
Uma mulher branca se perguntando porque a Beyoncé só ganha em catergorias "urbanas"
O próprio Beck (embora o texto trate sobre o quanto ele perdoa o Kanye por querer que a Bey vença
A própria Adele (embora você procura a cena e aparece coisas como Adele emociona Beyoncé, ou a coisa mais ridícula é aludirem a cena que ela reconhece que quem deveria ter ganhado era a B com a cena de Mean Girls, tãohumildona...)

Resultado de imagem para nobody listen a whole album beyonce
Incrível a quantidade de gente que acredita nessas asneiras*.
No fim, quem é Beck na fila do desenvolvimento social?!
Bem, apesar de toda a indústria de reconhecimento de artistas boicotar a Beyoncé (não só ela, aliás, Rihanna, Nicki, FKA, SZA, M.I.A, e tantas outras; principalmente quanto mais perto das origens delas as músicas chegarem) ela sempre está sendo melhor, cada álbum ela se supera. E isso é uma das coisas mais incríveis. Nunca é nivelado. Os álbuns da Beyoncé podem ser empilhados como uma escada. Um melhor que outro, num nível melhor a cada vez.

É óbvio que as coisas mudaram.

Bem, as coisas deveriam ter mudado. 

Pois ela mudou, e melhorou, e continuou evoluindo, mas os sistemas de racismo institucionalizado não.

Mas depois de consequentes rasteiras e inúmeros acertos na carreira, muito se fala mas nada se concretiza. 
Rihanna deixa de ganhar prêmios porque aparentemente só pode existir uma única diva negra pra atender a cota das premiações. É imbecil, e insano que isso seja ainda hoje algo desconhecido das pessoas. 
"Você pode trabalhar super duro e dar tudo de si... e perder."

O privilégio branco não muda.

Beyoncé não é "urbana", ela não é só "voz feminina", ela não é só "R&B". 
Beyoncé é universal. E os brancos tem que entender isso, fazer pressão para que esse cenário mude, não dar uma de "gostaria de ser retirada dessa narrativa" ou "dividir o prêmio", ou dar uma declaração de "haha, ela merecia mesmo, pena que eu ganhei". 

O privilégio branco não muda enquanto não se fizer pressão.

B is Black, but not -just- for the black friends.
Essa é uma alusão à mensagem de parabéns da Adele, sim.

Assim como Kanye e Nicki, eu não quero mais ficar calada vendo o talento dela e de tantas outras sendo colocados de lado e dar lugar pra "humildade" de branco.

 Lugar de mulher negra é nos espaços brancos sim! Recebendo todas as honrarias por ser a melhor.


Criem seus próprios comitês, construam suas próprias instituições, deem prêmios a seus amigos, a você mesmo, e seja o ouro que você quer segurar - Solange Knowles



Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook