Devemos perdoar as obras de arte?

Tem muitas que eu deixei de curtir depois de passar da puberdade. Algumas delas porque a fase passa mesmo e a gente deixa pra trás comportamentos infantis.
Há coisas que me deixaram marcas relativamente positivas e que eu guardo com certo carinho na lembrança.
Adam Sandler é uma dessas lembranças mais vívidas desse tipo. Eu reconheço que ele faz filmes péssimos, mas fez 3 filmes dos quais eu chorei a primeira vez e chorarei sempre. Mesmo que ele tenha se provado um comediante ruim (vendo que as piadas giram em torno de machismo, e racismo, o famigerado Os oito odiados e o que eu nem vi That's My Boy ), e um profissional pior ainda, eu gosto do lado dramático dele. Tanto quanto amo as atuações dramáticas de Jim Carey.

E outras nem tanto. Aquelas que eu não vou poder rever nunca sem ter um gosto ruim na boca.
Vamos falar hoje sobre pessoas que eu já gostei um dia e as obras que eu não gosto mais por conta dessas pessoas. E não são apenas as que vemos, mas é quem as criou.

Artistas que eu hesito em perdoar as obras

Depois das inúmeras denúncias de figurões do cinema em casos de abusos e estupros, ou violência doméstica. Como é o caso óbvio de Johnny Depp.
Sim, eu sou daquelas que odeia e critica veementemente a J.K. Rolling, mas eu estou fazendo isso desde o quinto livro de Harry Potter lançado, então vou ignorar ela na nova saga.
O caso é que eu vi o vídeo de Depp batendo e sendo violento antes com um paparazzi. Mas ver o que ele fez com a mulher dele foi uma das coisas mais destruidora de infância que eu já pude passar com um artista. Tudo o que veio depois se tornou repugnante, e tudo o que eu já tinha visto dele se torna amargo toda vez que reassisto.
É uma pena para o trabalho do Tim Burton, que infelizmente já tinha caído no meu conceito (nos filmes com o Johnny) tenha me trazido também essa sensação de que não há nada no seu trabalho que tenha a ser salvo depois dos fiascos;
Eu odiei Alice no País das Maravilhas e o segundo conseguiu ser ainda pior, frustrando muito a minha expectativa. O clipe da Gwen Stefani fez um trabalho melhor. E mesmo que eu ainda ame alguns trabalhos por conta da Helena Bohan-Carter, Winona Ryder e outras mulheres que trabalharam nos filmes, a maioria das obras dos dois morreram pra mim.
Salvo apenas o musical Sweeney Todd (porque as músicas não tem como serem separadas dos filmes e mesmo assim não são assinadas por ele) e os filmes que o Depp não está;






https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/08/cultura/1515416335_689166.html
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/12/opinion/1515787792_982094.html
http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2018/01/05/marilyn-manson-twiggy-ramirez-relacao/

http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2017/11/20/daron-system-charles-manson/
http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2017/11/20/shirley-manson-morrissey-kevin-spacey/
Só é caça às bruxas quando alguém é queimado, e eu estou vendo poucos corpos no chão ainda.

https://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/19/cultura/1429472374_914098.html

Deixando claro de que essa é a minha própria ojeriza falando, e que se eu saber do passado inteiro dos meus artistas favoritos talvez eu não goste de mais nada no mundo, mas esses são os meus princípios, SIGA OS SEUS.

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook