O auge


 Estava assistindo uns vídeos sobre as Kardashians...

Nada de bom vem depois de uma frase como essa. Mas vamos lá.

Eu estava pensando sobre os padrões de beleza. E como eu tenho sempre que estar buscando melhorar algo em mim. E isso tem a ver com mídia, mas também com essa autocobrança feminina de estar sempre perfeita, agradável (personalidade e estética), "soft, prettier, less awake"... all of that. 

Não vou entrar sobre os motivos dessa cobrança, mas isso tem relação sobre como as Kardashians fomentaram padrões de beleza que elas não conseguem manter por muito tempo. Pois adivinha? A idade chega até para quem tem todo o dinheiro do mundo pra gastar com cirurgias, cosméticos e tratamento. E aí isso vai me dando uma tristeza imensa. Porque se nem as Kardashians estão conseguindo... Mas isso é uma besteira por que eu conheço glow up e ele pode acontecer em qualquer momento.

O negócio é que a necessidade de melhorar é eterna.

Não existe isso de chegar um momento e dizer "é, tá bom, eu estou ótima". 

Nunca.

E olha, olhando fotos antigas minhas eu penso que eu estava ótima. Mas na hora que eu tirei, e olhei, eu vi diversos defeitos que eu não vejo hoje. E quando eu tiro fotos hoje eu vejo outros mil defeitinhos que eu não veria anos atrás.

É uma frase importante da minha adolescência é a da minha avó me dizendo que quem não é bonita aos 15 anos não é mais. Que o auge da beleza é aos 15. Uma grande besteira. Muitas coisas que a minha avó fala é puro preconceitos cristalizados por seus mais de 90 anos. Mas tudo bem, porque aos 15 anos eu me sentia bem bonita. Ela não achava, mas eu estava sim em um dos meus auges. Eu era muito estilosa (era o que eu gostava mais em mim). Era teimosa o suficiente pra segurar minha autoestima e vestir o que eu queria, apesar das restrições financeiras e etc. Mas a questão nem é sobre isso. Aos 15 eu ainda estava lutando com uma depressão fodida, crises de ansiedade... e enfim. Meu "auge da beleza" não aconteceu por isso, talvez. Eu tive outros momentos de me achar bonita, mas eu estava um caco emocionalmente. E sim, a pergunta que não quer calar: quando foi que eu estive, certo?! 

Hoje eu me vejo bem, mas a questão da idade pesa. Eu estou bem psicologicamente, mas me preocupo que esse seja a minha última chance de um verdadeiro auge na minha vida. De qualquer maneira, estou ainda aqui tentando melhorar coisas que não estão no lugar ideal. 

Quando o ideal chega?



Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook