A sororidade nas letras | B'Week
Girl
Take a minute girl, come sit down [Tire um minuto garota, venha, sente-se] // And tell us what's been happening [E nos diga o que está acontecendo] // In your face I can see the pain [Em seu rosto eu posso ver a dor] // Don't you try to convince us that you're happy [Não tente nos convencer que você está feliz] // We've seen this all before[Já vimos isso antes] // But he's taking advantage of the passion [Mas ele está tirando proveito da sua paixão] // Because we've come too far for you to feel alone [Pois nós viemos de muito longe pra você estar se sentindo sozinha] // You don't let him walk over your heart, I'm telling you [Não deixe ele pisotear seu coração, estou te dizendo]// Girl, I can tell you've been crying [Garota, eu posso ver que você tem chorado e está] // And you needing somebody to talk to [precisando de alguém pra conversar] // Girl, I can tell he's been lying [Garota, eu posso ver que ele tem mentido] // And pretending that he's faithful and he loves you [e fingindo que é fiel que te ama] {...} Girl, I can tell you've been crying [Menina, eu posso dizer que você está chorando] // And you needing somebody to talk to (we understand, don't be ashamed of your friend) [E você precisa de alguém para conversar (Entendemos, não se envergonhe de suas amigas)] // Girl, I can tell he's been lying (oh, I can tell he's been lying to you) [Menina, posso dizer que ele está mentindo (oh, eu posso dizer que ele está mentindo para você)] // And pretending that he's faithful and he loves you (he's not good for you) [E fingindo que ele é fiel e que ama você (ele não é bom para você)] // Girl, you don't have to be hiding [ Menina, você não precisa se esconder]// Don't you be ashamed to say he hurt you [ Não tenha vergonha de dizer que ele te machucou]// I'm your girl, you're my girl, we're the girls [Eu sou sua amiga, você é minha amiga, somos amigas] // Don't you know that we love ya [não sabe que te amamos?]
Essa música e clipe me ensinou mais sobre empoderamento feminino que todos os textões feministas que eu poderia ter lido em uma vida inteira. Independente do que o "machuca" quer dizer em questão física e moral, eu cresci em ambiente que relativizava essas questões de ser ser a esposa que aguenta tudo, que dá suporte e que fecha os olhos para traições e ausências. Mas também cresci escutando mulheres que diziam o quanto isso é errado, e o quanto devemos apoiar as mulheres para que elas saiam desses relacionamentos abusivos.
Não importa se foi um, duas, mil vezes, traição pra mim e pras mulheres pretas é algo que mina completamente a saúde mental e acaba com autoestima, não aceito e nem aceito isso com amigas minhas. Nem sou obrigada a aceitar macho que faz esse tipo de coisa sem qualquer moral. Uma coisa que é imensamente complexa quando se compara ao feminismo branco, onde as meninas não estão preocupadas com a possibilidade de ficarem sozinhas, a lógica "se não quer, tem quem queira", "fui corna mas não fui eu que saí perdendo", na maioria das vezes só passa pela cabeça das brancas... históricamente, nossa sociedade força as pretas a aguentarem e serem as fortes pra esses tipos de abusos, e isso não está certo de nenhuma forma.
E visualmente, esse clipe fala muito. A estética de Sex in the city também chama muita atenção quando todos os atores da narrativa são pessoas negras, mostrando o quando essa série é branca, feita de e para brancos. E a narrativa muda de acordo com essa situação, mostrando uma Kelly justificando o injustificável "por precisar do seu homem" e "ele precisa de mim", e uma Michelle indo direto no traíra, como eu considero que qualquer mulher de verdade e amiga deveriam fazer.
Emotion
A história no clipe de Emotion é uma das coisas que mais me toca, três histórias que se relacionam com a música, que fala sobre corações partidos e sobre a solidão que emoções como luto, traição e saudade, fazem nos sentir.It's over and done [Está completamente acabado] // But the heartache lives on inside [Mas continua a viver uma mágoa dentro de mim] // And who's the one you're clinging to instead of me tonight? [E quem será aquela em quem você está grudado esta noite, em vez de mim?] // And where are you now, now that I need you? [E onde está você agora, agora que eu preciso de você?] // Tears on my pillow wherever you go [As lágrimas no meu travesseiro, sempre que você vai] // I'll cry me a river that leads to your ocean [Eu vou chorar um rio que me leve ao seu oceano] // You'll never see me fall apart [Você nunca me verá desmoronar] // In the words of a broken heart [Nas palavras de um coração partido] // It's just emotions taking me over [São só as emoções me dominando] // Caught up in sorrow [Completamente absorvida pela tristeza] // Lost in the song [Perdida na canção] // But if you don't come back [Mas se você não voltar] // Come home to me, darling [Venha para casa para mim, querido] // Don't you know there's nobody left in this world to hold me tight? [Que não restou ninguém nesse mundo para me abraçar forte?] // Don't you know there's nobody left in this world to kiss goodnight [Que não restou ninguém nesse mundo para me dar um beijo de boa noite?] // Goodnight, goodnight [Boa noite, boa noite]
As três narrativas de três mulheres, Kelly vendo seu companheiro indo, Beyoncé sendo traída, e Michelle assistindo a morte de uma senhora (mãe ou avó);
Tudo isso acompanhado com uma música que fala tudo sobre o estado de espírito mesmo em três situações completamente diferentes, e pra coroar o abraço das três se encontrando e consolando umas às outras. Isso sim é sororidade. Como disse uma amiga hoje, é um conceito muito distante e abstrato, mas isso de duas delas resolverem esquecer os próprios dramas e irem correndo para dar colo para outra mulher é sim dar o apoio que mulheres precisam e normalmente elas não tem. São sempre elas que no final precisam cuidar de tudo e de todos, e mesmo quando não fazem nada de errado, elas são as que vão dormir sem apoio e sem ninguém que vá dizer que tudo vai ficar bem.
Destaque também para a reação de raiva da Beyoncé quando se descobre sendo traída, a primeira coisa que se pensa é em se vingar, e isso é repetido em um vídeo da Rihanna (Take a bow, 2008) onde ela faz basicamente a mesma coisa. Só que tocando fogo nas roupas do cara. É importante pensar que essa é uma das reações que convém ao mundo tachar as mulheres de loucas, e mulheres negras, no famoso esteriótipo "angry/crazy black woman", mas ninguém considera o tipo de humilhações e solidão e falta de fuga da realidade das mulheres nesse tipo de situação. Falta de fuga da realidade ou da própria raiva e revolta, que vai te consumindo até escapar para alguma ação impensada. E essa é a violência que a mulher recorre, machucar o que normalmente ela cuida, então ela salga a carne, joga as roupas do cara fora, mas ainda assim, como a feição no rosto da Bey sugere, com culpa e tristeza. Ela logo se arrepende e desiste da "vingança".
Say My Name
Any other day, I would call, you would say [De vez em quando eu ligava e você dizia] // "Baby, how's your day", but today, it ain't the same ["Baby, como vai o seu dia", mas hoje, não é mais a mesma coisa] // Every other word is, "uh huh, yeah okay" [Volta e meia você diz, "Aham, tá, tudo bem"] // Could it be that you are at the crib with another lady [Será que você está em casa com outra mulher] // If you took there, first of all, let me say [Se você levou para lá, em primeiro lugar, deixe-me dizer] // I am not the one to sit around and be played [Eu não ficar passiva sendo enganada] // So prove yourself to me and the other girl you playin' [Então, prove pra mim e pra outra menina com quem você tá saindo] // Why don't you say the things you said to me yesterday [Por que você não diz as coisas que você me disse ontem?] // I know you sayin' that I'm assuming things [Eu sei que você está dizendo que eu estou imaginando coisas] // Something's goin' down, that's the way it seems) [(Alguma coisa tá pegando, é isso que parece)] // Shouldn't be the reason why you're acting strange [Não deve ser a razão pela qual você está agindo estranho] // (If nobody's holding you back from me) [(Se ninguém está prendendo você de mim)] // Cause I know how you usually do [Porque eu sei como você normalmente age] // (When you sayin' everything to me, times two) [(Quando você diz tudo para mim, duas vezes)] // Why can't you just tell the truth [Por que você não pode simplesmente dizer a verdade] // (If someone's there then tell me who) [(Se tem alguém aí, então me diga quem é)] // {...} // What is up with this, tell the truth, who you with [Qual é, diga a verdade, com quem é que você está] // How would you like it if I came over with my clique [Você ia gostar se eu viesse com frescura] // Don't try to change it now, see you got to bounce [Não tente mudar agora, veja, você tem que saltar] // When two seconds ago, said, you just got in the house [Se dois segundos atrás você disse que tinha acabado de chegar] // It's so hard to believe that you are home by yourself [É tão difícil acreditar que você está em casa sozinho] // When I just heard the voice, the voice of someone else [Quando eu acabei de ouvir a voz, a voz de outra pessoa] // Just this question, why do you feel you got to lie [Só uma pergunta, por que você acha que tem que mentir?] // I'm caught in your game, when you cannot say my name [Fico presa no seu jogo, quando você não pode dizer o meu nome]
Quando ela canta "você vai dizer que estou imaginando coisas", é um óbvio modus operandi dos homens, pra dizer que as nossas dúvidas são infundadas, nossas acusações e pressionadas são paranóias, e eles querem sempre negar até onde puderem algo que não importa o quão bem se esconda, a pessoa sente quando é preterida, quando é traída.
E em outras mil músicas das Destiny's Child falam sobre uma coisa muito presente na vida de uma Beyoncé da vida, mas principalmente de uma Kelly e de uma Michelle.
O preterimento.
Como Malcolm X disse uma vez, não existe pessoas mais nesse país que a mulher negra.
Por incrível que pareça, o machismo me fez pensar, por muito tempo, que o homem é o centro e tudo o que pode ser um relacionamento amoroso. Se ele está feliz e tem tudo o que precisa "em casa", não precisa "procurar na rua". O feminismo me disse que isso está errado, e que essa visão de que o homem é irracional quando se trata de olhar para a bunda de outras mulheres é muito de mal caratismo e de construção social.
O que eu nunca tinha parado para pensar é que a bunda do quais os homens olham são as das negras, sozinhas nas ruas, enquanto a imagem da pessoa que está do seu lado é uma branca, ou uma "moreninha". Que minha avó era desrespeitada com muitos filhos bastardos que meu avô nunca criou ou apoiou mas ela é branca e ele nunca a largou pra ficar com nenhum caso. Que as desrespeitadas reais são essas mulheres que nem chance de apresentar o pai a seu filho, teve, e embora o machismo tenha machucado a minha avó, meu avô além de machista era palmiteiro sim, e se casou com alguém que acredita em merdas que eu não quero ouvir. Ela é família, eu a amo. Mas ela não vê o quanto do que ela acredita machuca.
Daí vejo um dia desses, mulher branca falando que não se deveria levar em conta o sofrimento das pretas "pela solidão da mulher chata". Velho, me sobe um ódio...
Sim. As brancas passam tanta vergonha quanto os machos escrotos nas redes sociais... pic.twitter.com/riW14hMshB
— Débora Regina K (@reginakadov) 22 de setembro de 2017
Vejo cada coisa na internet, além da minha casa que sinceramente..., pra depois ouvir que a Beyoncé veio falar de preterimento pra promover single é desonesto, imoral, é cagar na cabeça de uma das mulheres que mais falou sobre isso por anos.Que viveu isso, na família, com a mãe, com ela.É reduzir ela a uma mera cantora, e não à pessoa que ela é.
Eu só vim enxergar isso hoje, depois de anos estudando feminismo, e pouco tempo lendo sobre feminismo interseccional. Porque mesmo que eu não conseguisse enxergar antes, as coisas todas tem explicação em como toda a formação de nossas colônias forma feitas.
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