Hanyo no Yashahime | Anime

 Estou triste. Comecei finalmente para assistir YashaHime e odiei os primeiros capítulos. 

A narrativa é confusa de primeira. Contada de maneira não linear, já começa com uma cena não explicada de uma das irmãs presa já na era feudal. Depois esquecem completamente isso pra se focar em como a série animada anterior terminou e o que encontramos é o Inu Yasha e Kagome recém casados, Miroku e Sango com os três filhos e uma Rin ainda criança na vila. Vidinha normal, até a página dois. Aparecem todos os personagens importantes, porém eles somem automaticamente assim que é estabelecido o youkai que vai fazer o link com os novos personagens.

E aí que começa a embolar muito, demais.

As duas garotas são apresentadas sozinhas numa floresta sem adultos. Não é nem um pouco coerente, mas tudo bem, porque a gente conta só com as lembranças delas e elas eram muito pequenas para lembrar de muita coisa. A lembrança de estar nesse local é apresentado só por uma, a Towa. Ela se perde da irmã e viaja no tempo sem ter nenhuma razão para isso. Até porque ela está em um lugar que não é a floresta do poço come ossos, o que já faz a história ser bem confusa, já que ela aparece no local da Árvore Eterna para encontrar o Souta. 

Mas aí é que começa as confusões de linha do tempo. Que é a coisa que mais me incomodou. Tecnicamente, o máximo de anos que o Souta devia ter quando a Kagome tinha 15, era 10, 11.  Três anos passaram para quando Kagome decidisse ficar lá. O Souta tinha 15, no máximo. As meninas se perderam e deviam ter uns 4 pra 5 anos, e a gente sabe que deve ter passado uns 10 anos, já que a Towa tem 14 anos quando a história realmente começa. Ou seja, o Souta adotou a menina quando tinha 18 anos? Estranhíssimo. E outra, qual a diferença para a história que o Souta fosse "papai Souta". Se aquela primeira parte fosse cortada, faria que diferença? Se tivesse sido contada de outra maneira não pareceria que foi um bando de referências avulsas a Inu Yasha, com uma roupagem nova.

A escolha de apresentar a Moroha à família sem nenhum peso dramático foi ridículo. Como assim, Higurashi? Sua sobrinha/neta volta da Era Feudal, vocês a reconhecem, ela não sabe nada da história da mãe e vocês não contam? Sério?!

Fora que a menina é só o alívio cômico. Não tem qualquer explicação de como ela foi 'vendida', criada sozinha, quantos anos ela tem, como ela tem a mesma idade das meninas e o mais importante: ONDE ESTÃO OS PAIS DELA????

Eu sei que esse provavelmente é o mistério que eles vão esperar o máximo para responder já que afinal, eles são o que os fãs precisam para ficar grudados na tela enquanto não se importam ainda com as novas personagens. É um bait óbvio, mas eficaz. Deixa também mil outras perguntas sobre como ela conseguiu a roupa de rato vermelha do pai, um batom (???) a Izayoi. As habilidades da Kagome, que ela penou para aprender, é simplesmente natural para uma menina que nunca a conheceu?

Eu assisti só os primeiros seis capítulos. Sei bem pouco de como a história vai se desenrolar. Mas penso que como fã da saga, posso me sentir ultrajada

O negócio da idade me pega bastante. Porque digamos que assim que nós vimos os nossos queridos personagens pela última vez, a Kagome estivesse grávida. E depois ela e o Inu morreram ou sumiram. Mesmo assim, a gente viu a Rin ainda criança. E ela já foi comprovada como mãe das outras duas meninas. Como eles vão explicar isso pelo amor? Outra viagem no tempo?

A história das novas jóias, o novo Dai Youkai, a árvore que tem a forma da Kikyou e aprisiona a Rin sem motivo aparente... ou pior. Sem motivação clara, que afinal, é o que define um bom antagonismo. A história é centrada nas filhas do Sesshoumaru, mas se nunca entendemos suas motivações nas primeiras séries, entenderíamos nessa finalmente?

A falta de um material base me faz ficar ainda mais agoniada por fazer tudo muito mais aleatório. 

E depois fui procurar spoilers já descobri um monte de outros furos que vão demorar para ser sanados, se é que serão. Indo para uma segunda temporada, já vi que muita coisa vai ficar pelo caminho mesmo, eles não parecem interessados em fazer as coisas fazerem sentido com o que a gente conhece da história original. 

Estranhíssimo também o fato de termos tantas similaridades e ao mesmo tempo não usarem elas de modo satisfatório. São só eastereggs. Ora, se temos a velha Kaede, porque não sanar as dúvidas com ela? Por que ela não fala nada sobre o Inu Yasha e a Kagome? O Kohaku não devia comentar algo sobre onde estão Sango, Miroku e as crianças? Fora a questão nostalgia que nunca vinga, por que esses personagens estão ali afinal de contas?

As garotas tem objetivos distintos demais para fazê-las ficarem juntas em missões, e isso é outra escolha que incomoda muito. Se a Towa quer que a irmã volte a sonhar, mesmo que a própria ache indiferente, qual o motivo delas andarem juntas? A Moroha tem como objetivo sanar uma dívida, mas afinal, porque diabos não explicam o porque logo de cara e fazendo disso uma melhor motivador? E voltando só um pouco sobre isso, o Myouga é outro personagem que fica completamente perdido nessa confusão. Se ela já o conhecia, como ela não sabe dos pais?

Odiei a história da Towa ser o personagem orelha, ela fica parecendo tão forçada como uma 'nova Kagome' e ainda mais nos moldes gender fluid que deram à personagem. Falando nisso, o fato de não haver nenhuma história de amor já que os personagens principais são meninas e família, foi uma atualização esquisita. O mais interessante na história de Inu Yasha era justamente 'uma história de amor que transcende o tempo'. Nada tem paramentro com a relação de duas irmãs que uma delas nem tem tanto amor assim pela outra. Acho a história da mariposa um lance tão qualquer coisa, ela podia lembrar dela e ter um pouco de mágoa, explicaria melhor a frieza da personagem da Setsuna. Também não compreendi a escolha de fazê-la uma meio youkai caçadora de yokais. Ela não tem nenhum motivo aparente para ter se tornado uma. 



Em ordem o que mais me incomodou só nos primeiros episódios:

1. A amnésia retrógrada (cliché bem desnecessário)

2. Towa sendo criada pelo Souta (Souta podia ter falado a história inteira da Kagome e a viagem no tempo para ela / personagem-orelha, sendo que é inconsistente ela o ser)

3. A cópia de alguns esteriotipos que nunca funcionaram tão bem, tipo o do pequeno youkai fofo/ a destruição de arquétipos que seriam ótimos em outro contexto, como a Setsuna ser fria só que sem direcionamento.

4. Explicações porcas de como elas conseguem os poderes (o lance do batom, a espada da Towa, as jóias, nada fez sentido até agora além das armas da Setsuna)

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