A tal da geração Y

Não tenho como dizer o quanto eu tenho pavor de escutar gente mais velha falando sobre essa nova geração; no caso a minha geração.
Nem tentarei prever a vida da minha filha e como as nossas ações hoje a afetarão. Não, longe de mim ser tão prepotente, ou virar o que eu mais rolo os olhos sobre.
Mas falemos do presente. Eu sempre leio sobre como as pessoas de hoje são mais alguma coisa, ou menos outra em detrimento de como nossa sociedade era antes. Mas ouço sempre com um tom de crítica negativa, e não importa quando enaltecemos a inteligência sobre as novas tecnologias, porque no final isso nem interessa. Somos sim a geração conectada e entendida das modernidades, mas não é isso o que interessa pra os "pensadores" de agora.
O que é importante é criticar os mais novos comparando às gerações anteriores. A todos os que se proclamam filósofos por tentar analisar porcamente as pessoas da minha idade ou mais novas eu só tenho a dizer, vocês nunca irão entender o que acontece realmente. Nunca serão rápidos o suficiente, é simples assim. Essas pessoas nunca irão entender a complexidade das nossas vidas, pelo simples fator de que não há com o que comparar.
Essas pessoas se acostumaram a fazer paralelos porque não havia tanto conhecimento, nem tanta diversidade de versões da história pra ser discutido (e distorcido). Em nenhuma outra época estivemos nesse patamar.
A geração do meu pai e do meu avô até poderia ser mais inteligente, e tem uns energúmenos mais novos que quase me fazem querer acreditar nisso. Porém, olhando em perspectiva você encontra a resposta: as pessoas mais imbecis que eu consigo pensar são justamente aquelas que querem retroceder. Que dizem preferir antigos modelos e que acham que o erro dessa geração é não ser mais parecida com as anteriores. Gente que me faz questionar o papel delas no crescimento intelectual do mundo.
Porque sim, eu até concordo que para as pessoas verdadeiramente inteligentes e interessantes se desenvolverem elas precisam de contraste. Mas o contraste está ficando cada vez mais gritantes, os tons de branco estão estourados. Ou se é muito ou você é muito pouco. Os dos tons de cinza ficam só tentando sobreviver a esse mundo, meio à deriva sobre todo o papo cabeça, alheios à filosofia, sociologia e história, que de uma hora pra outra ou você é "formado" ou é um total ignorante (na mente de alguns).
Melhorem. Falamos de gerações que dividiam estabelecimentos pra brancos e para pessoas de cor. Que declararam guerra a qualquer outra nação que não concordasse com suas ideologias, que mataram milhões em atos covardes, que não tinham nenhum remorso por seus atos pois era o que aqueles costumes da época ditavam.
Estamos aqui livres por muitas pessoas que lutaram. E esquecendo o fato de que as lutas não eram lá pelos melhores motivos, deveríamos agradecer à liberdade ao mínimo. Mas não, estamos reclamando aqui pra voltarmos aos mesmos moldes de outrora para termos a paz de não ter que escolher entre muitas opções.
Dizem que o problema do jovem é que temos muita opção. Discordo. O problema é que ainda temos muitas opções a mais pra criar e vocês estão nos atrasando.

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook