Timidez

Não acredito que timidez seja um traço de personalidade. É uma característica, e uma das mais irritantes, tanto para quem a possui quanto para os outros.
Mais do que simplesmente não gostar disso em mim mesma, eu não suporto essa fraqueza nos outros. E odeio mais ainda quando reforçam essa característica como personalidade. E principalmente em crianças. Sério, a pior coisa que tem pra se fazer na vida é tentar esconder algum trauma social infantil com a desculpa de que a criança é tímida.
Presta atenção, quando um bebê está na fase de tentar controlar as necessidades fisiológicas ele não pode ter vergonha. Logo, seguindo essa linha de pensamento, timidez não é algo inerente a um tipo de pessoa, é algo aprendido, é um medo demonstrado com algo mais socialmente aceito, e tanto quanto medo social pode ser aprendido, ele também pode ser desconstruído. É talvez mais difícil de se descaracterizar do medo, mas é uma questão de persistência e prática.
Reforçar fraqueza em crianças é pra mim uma das piores violências com os pequenos, essas marcas de criação dão muito trabalho depois de estabelecidas. Mas a primeira coisa que se tem a fazer é mudar esses paradigmas na mente dos pais e responsáveis. Não tenta proteger a cria, ou a sua criação com respostas fáceis. Talvez uma criança não respondeu ao vizinho porque ela não goste dele. Talvez ela tenha dificuldade de interação com outras crianças porque você impôs, ou deixou que impusessem algum receio ou preconceito nela. Não tem problema a criança ser mal-educada vez ou outra portanto que as pessoas observem o porque disso estar acontecendo. Não tem problema elas terem dificuldades com mudanças, portanto que isso seja conversado e corrigido o mais rápido possível.
Outra coisa que faz com que a mudança não ocorra é a ideia romantizada e errada da timidez. Timidez não é algo bom, não é algo que faça da pessoa mais interessante, ou atraente... a ideia disso é exatamente o contrário. Não existe nada mais broxante do que medo social. Quando alguém me diz que acha alguém atraente porque é tímido eu quero poder dizer com todas as letras que ela é uma pessoa muito egoísta. Que ela queira a pessoa só pra ela, é só admitir ser ciumenta, ou se o problema é da própria pessoa e ela gosta de que o/a companheiro/a tenha as mesmas dificuldades que ela só para se sentir melhor consigo mesma, tudo bem, admite e trabalhe isso o melhor que puder. Só não queira me dizer que isso é algo legal. Não é.
Timidez limita contatos, limita expressar sentimentos, limita amorosamente, limita profissionalmente, academicamente... Parem de achar limitações algo agradável;

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook