Que se dane!

Calvin and Hobbes de Bill Watterson
Meus favoritos ♥
A melhor coisa a se fazer/dizer/se portar quando você não pode resolver um problema. 

    É simples, você não é obrigado a nada, você faz o que você quiser fazer. Obviamente que você precisa saber o que é melhor pra você. Se você fizer algo, como será que você vai se dar bem ou mal num futuro próximo ou a longo prazo? Sempre pense nisso.

    Mas voltando ao HAKUNA MATATA mais mal educado, isso é o que você pode fazer:

    1. Deixar pra lá ou, 2. tomar uma atitude. Não vamos tomar atitudes na hora, para e pensa um pouquinho, sempre dá merda quando pensamos pela primeira vez; numa segunda dá uma melhorada, mas ainda tá uma ideia meia boca. Considere só depois da quinta tentativa.

    Deixar pra lá é mais difícil, mas pode se tornar a ser a melhor opção na maioria dos seus problemas. Considerando que os problemas mais comuns na vida são brigas entre familiares, amigos, colegas, chefes, casos amorosos. Brigas são o tipo de coisa que é sempre bom dar uma de hakuna matata. O tomar uma atitude nesses casos seria, por exemplo:
  1. Discutir - Coisa mais comum do mundo, você está irritado, estressado, junta pequenos probleminhas de dia-a-dia e algum hora isso explode como uma avalanche que começa a rolar na ladeira da sua vida. Mas depois que você começar a discutir, principalmente por hábitos de outros que (só) te incomodam, você sempre vai estar discutindo. É bem verdade que todos podem mudar, mas se a outra pessoa não se sentir incomodada com as próprias atitudes, o que você pode fazer? Você provavelmente vai entrar em outro problema: 
  2. Entrar num ciclo vicioso de emburramento e reclamações. - Bem, agora é você que tem o mau hábito. Reclamar e ficar emburrado não vai te fazer nada além de se tornar alguém insuportável, te causar rugas, estresse, tristeza, e uma infinidade de problemas de saúde. Isso não vai mudar a outra pessoa, e se caso um dia consiga mudar (porque não dá pra dizer que nunca vai poder acontecer), você ainda vai ter um prejuízo enorme.                                                          
  3. As coisas que você enfrenta de verdade (então não é só um que se dane que vai resolver):  


  1. Sair de um relacionamento(mental, emocional e/ou fisicamente) abusivo - Sair de um relacionamento abusivo, é complicado, a pessoa que passa por isso já vai estar fragilizada e consequentemente por isso mesmo ela se agarra ao agressor. Pode ser qualquer pessoa, não são só relacionamentos amorosos que vão existir esse tipo de violência. Você nunca viu, conheceu, foi, ou é alguém que tem um "amigo" que nem pode chamar o relacionamento de amizade e é mais como se fosse um parasita? Ou aquele familiar que vive pra te por pra baixo mas está ali só "com intenção de ajudar"? Olha, é difícil, esse tipo de pessoa, independente de que seja alguém que ame você e que você ame de volta, não tem capacidade pra te ajudar, te apoiar, se mostrar feliz com o seu sucesso. Então, não precisa estar do lado dela. Você não é obrigado(a). Se você não consegue conscientizar a outra pessoa, não adianta muito insistir. Você precisará cortar relações e isso é um processo tão difícil em certas situações, que o sofrimento é equivalente como o luto por morte. Mas é enfrentável, e depois de passado os momentos mais difíceis você com certeza vai sentir o alívio por ter mantido um peso nos ombros por tanto tempo.
  2. Desanimo, depressão. - Isso você enfrenta com todas as forças. Ás vezes nós esquecemos o quanto a vida pode ser leve e feliz. Pode ser por algum problema, como o citado acima, pessoas próximas a você podem não ajudar, ou até contribuir para que você se sinta mal. Mas existem tantas outras coisas no mundo que podem te fazer melhorar! Só é preciso procurar. Você pode começar a se movimentar, a fazer coisas que você nunca se deu oportunidade de fazer, ir a lugares diferentes, passar a ver a vida como ela é, uma dádiva. Se o problema não for resolvido com mudanças simples no seu modo de pensar e de agir, talvez seja a solução para isso seja procurar um terapeuta, ou um psiquiatra se necessário. Lembre-se que depressão é uma doença como outra qualquer e deve ser combatida como se fosse uma gripe. Você pode escolher tomar remédios ou passar por tratamentos alternativos, mas o problema está nas respostas a estímulos diversos, que seu cérebro não processa direito, então trate como uma enfermidade, e ela irá embora eventualmente se tratada corretamente. 
  3. Doenças. A depressão pode ser uma doença facilmente tratável, dado ao uso de medicamentos e dependendo da força de vontade de vencer a doença, mas outras doenças podem não ser assim tão simples. Câncer, AIDS, problemas de pressão, diabetes, hoje em dia temos conhecimento de uma grande quantidade de doenças que às vezes não são curáveis, ou pelo menos não com facilidade. A proximidade com a morte em qualquer estágio da vida é desesperador, e é muito fácil cair na tentação de se deixar abater por isso, mas é sempre bom lembrar que a vida é um presente. Se você tiver uma família e amigos pra te apoiar melhor ainda, mas mesmo se não tiver é sempre bom lembrar de uma frase: 



"A Morte é terrivelmente final, ao passo que a vida está cheia de possibilidades. " Tyreon Lannister  

Comentários

Gisela Santana disse…
Levar a vida num hakuna matata é uma boa solução, as vezes. Principalmente quando se trata de problemas que não podem ser resolvidos. O problema é que agora, mais do que nunca - como dizia raul seixas - pra fazer sucesso, pra vender disco de protesto, todo mundo tem que reclamar. Reclamar já faz parte do ser humano. Fazer coisas sem pensar, agir por impulso, também. Seria ideal se esse ativismo de sofá se transformasse em algo decente, real e que as pessoas falem apenas 'que se dane' para coisas bestas que certamente não levarão a lugar algum.

Beijinhos!

Livre Leve Livro
Regina Kadov disse…
Lasca é se meter na vida do outro, e reclamar sobre algo que você não pode mudar, tipo características físicas e comportamentais de outras pessoas. A verdade é que você pode mostrar o caminho, mas não pode mudar outra pessoa sem que ela esteja disposta a isso. Reclamar só leva a um mal estar generalizado.
Obg pelo comentário, e desculpa só ter visto agora.
xoxo, Regina Kadov

Postagens mais visitadas

Facebook