O que fazer quando tudo o que você quer é ficar na cama?


Vou dizer uma coisa, esse é o pior sentimento que se pode ter, a falta de coragem de viver. Mas é algo que eu passo, você passa, e todos passaremos um dia. Essa falta de ânimo pode ter diversos motivos. Resfriados, uma péssima apresentação ou nota baixa, TPM, problemas com os pais, com amigos, com namorados/amantes em geral/, você comeu demais, você cansou de comer, se você caiu, se encontrou uma barata e ela sumiu antes de você encontrar o veneno... Nossa, são muitos mesmo!
 
"Eu não quero levantar.
 Se eu levantar terei de ver PESSOAS...
e FAZER COISAS."
 Esses últimos anos pra mim foram uma verdadeira provação porque a minha saúde não tem sido a melhor coisa na minha vida, e estar desanimada te faz mais propenso a ficar doente e ficar doente te faz mais depressivo, então é sempre esse ciclo interminável. Pra ter uma idéia, tem meses que eu pego até dois ou três resfriados só nos 30 dias. 
Estou tão estressada!! Medite? Eu tenho TANTA coisa pra fazer... Faça uma lista?...e eu NÃO tenho tempo... Bem, talvez você devess- PARE DE TENTAR AJUDAR, EU ESTOU TENTANDO RECLAMAR AQUI!
É com certeza mais difícil quando se passa a maior parte do tempo com alguma enfermidade te infernizando, mas quando você junta os dois, vem sempre um terceiro fator, RECLAMAR. Reclamar é a pior coisa que se pode fazer em qualquer situação. Não ajuda, não alivia, ainda te deixa muito solitário porque ninguém vai querer estar do seu lado, ou você realmente se acha insuportável e entra em estado de desamor próprio (que é um modo estranho de dizer baixa auto-estima).
Quando eu estou muito desapegada mesmo com a minha rotina e com as coisas que eu tenho que fazer todos os dias (tipo levantar da cama, cuidar da minha filha, ir aos cursos, comer, cuidar dos afazeres domésticos, essas coisas normais) eu me afundo em desafios. E metas a serem cumpridas, e wishlists, e tudo o que eu puder fazer para me motivar. 
Ultimamente eu tenho feito muito mais desafios de yoga, e quando eu realmente estou muito depressiva, pelo menos sair da cama para uma hora de exercícios e apenas pensar no esforço que você está fazendo já ajuda demais. E depois você tem tomar coragem para rever sua lista de atividades. Pessoas iguais a mim, que postergam tudo o que podem pra "amanhã", eu digo, isso não é normal. É péssimo, em todas as questões. Mas o que se pode fazer? Lutar contra isso todo dia. "Um dia de cada vez" como dizem os alcoólicos anônimos. 

Acho que vou acabar fundando um Postergadores Anônimos.

P.S.¹ Isso tem muito em comum com pessoas depressivas. Mas eu não chego a realmente comparar o nível de desânimo com o nível de sofrimento que isso causa a uma pessoa que precisa de ajuda médica. Um dia ainda terei coragem para escrever sobre todo o meu processo de cura da depressão. Mas hoje, como sempre, eu quero deixar pra depois.
P.S.² Esses quadrinhos são da Sarah Andersen e ela é incrível. Dá uma olhada no site que mesmo se você estiver desanimado, triste ou desapegado, no mínimo você vai dar altas risadas se sentindo igual à personagem.

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook