Sobre planos e The White Stripes

 I just don't know what to do with myself
I don't know what to do with myself
Planning everything for two
Doing everything with you
And now that we're through
I just don't know what to do ♪
I just don't know what to do with myself - The White Stripes
 

Eu fiz essa mesma postagem quando eu passei no curso de pedagogia, só que no Facebook, e com menos palavras. O que eu escrevi a quase quatro anos atrás: "Tá, passei em pedagogia, o que eu faço com essa informação, não sei"E dois dias depois: Oficialmente uma universitária, ok, agora falta o emprego e a carteira de motorista pra virar gente.
Eu definitivamente não deveria mais me importar em seguir algum padrão de vida, porque embora eu tenha feito tudo o que eu deveria ter feito, ou foi na ordem inversa ou eu fiz muito mau. Para exemplificar: Eu terminei meu ensino médio, mas adiei isso desistindo de fazer a última prova no meu último ano, e não fiz vestibular naquele tempo. Eu terminei o meu ensino médio grávida, passei numa universidade federal, como era esperado que eu fizesse, mas não aguentei a pressão e desisti (mais tarde eu falo sobre a minha desistência) . Fiz minha carteira de motorista mas sou péssima dirigindo, estacionando melhor dizendo, e olha, eu era menos ruim no começo. Finalmente consegui terminar um curso, dos muitos que eu comecei e desisti, consegui um emprego na área, e me dou mal direto porque definitivamente não sou boa com relações interpessoais
 
  Nem sei mais se eu não sou boa com isso, ou as pessoas são tão complicadas e diferentes de mim que eu não consigo entendê-las. Eu tento, sério. Mas eu não entendo a necessidade de mentir, agredir, mesmo que seja só verbalmente pessoas que você no mínimo deveria respeitar. Me deixa muito nervosa quando eu preciso mentir ou esconder algo, mesmo quando eu sei que é necessário. Mas eu não consigo, porque eu não entendo por que.
 
I had opinions
That didn't matter
I had a brain
That felt like pancake batter
I got a backyard
With nothing in it
Except a stick
A dog
And a box with something in it
The hardest button to button - The White Stripes
 

Logo, minha pergunta básica é sempre, o que eu tenho realmente vontade, talento e poderia fazer a minha vida toda?

Vamos fazer listas

No que eu sou boa?
Fiz alguns testes de internet e deram esses resultados:



Você possui a Inteligência Corporal-Cinestésica
Um indivíduo com inteligência de cinestesia corporal possui habilidades motoras e de coordenação excepcionais, e tende a aprender melhor com atividades práticas. Inteligência de cinestesia corporal é desperta por movimentação física e manipulação tátil, tal como em esportes, dança, exercício físico, escultura ou carpintaria. Pessoas com este tipo de inteligência se expressam através do seu corpo, seja interpretando por meio da dança, teatro, ou construindo coisas. Quando criança, Suzanne provavelmente teve boa coordenação motora, e era excelente em esportes e artes como carpintaria ou cerâmica. Atletas, dançarinos, atores e artesãos são exemplos de pessoas com alta inteligência de cinestesia corporal.
 
 
Interesses, capacidades ou forças comuns:
 
  • Atividades atléticas
  • Artes cênicas(dançar, atuar, música)
  • Operações, trabalho manual, uso de ferramentas
  • Serviços de proteção (polícia, bombeiros, soldados)
  • Serviços médicos (cirurgiões, doutores, trabalhadores de laboratórios)
  • Bem coordenados: bom timing e controle de movimentos "voluntários" e equilíbrio
  • Conexão entre mente e corpo; transformar respostas físicas em reflexos (memória muscular)
  • Inventivo: criar coisas com as mãos; habilidade para lidar com objetos habilidosamente
  • Trabalhando com suas mãos
  • Separando e reunindo coisas
  • Esportes/atletismo
  • Atividades ao ar livre
  • Dança criativa
  • Drama
  • Artes marciais

Dois resultados deram:

 Inteligência intrapessoal

Você consegue entender perfeitamente porque havia, no Oráculo de Delfos, uma inscrição «conhece-te a ti mesmo», assim como sabe que o segredo da vida está em entender e controlar suas emoções. Todos temos uma ideia pessoal de nós mesmos, de como somos. Você é capaz de trabalhar e moldar essa ideia. Parece simples autoavaliar-se, reconhecer suas virtudes e defeitos e então traçar os objetivos que te parecem mais atraentes. Essa é uma inteligência muito particular, porque ela é tão específica que as outras pessoas só podem percebê-la de forma indireta. Efetivamente, não há uma profissão concreta, ideal para você; todas beneficiam-se desta forma de ser. Mas você, obviamente, já sabia disso.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não deve ser confundido com inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal é estar consciente de si mesmo. Você tem a capacidade de ser auto-consciente e em sintonia com seus sentimentos, valores, crenças e processos de pensamento. Isso não significa que você é um introvertido, embora a maioria das pessoas que têm uma inteligência intrapessoal dominante são. Você prefere trabalhar sozinho e tende a ser um tanto perfeccionista. Você é muito intuitivo e independente e gosta de aprender coisas novas sobre si mesmo. Você gasta muito tempo pensando e refletindo.

Alguns trabalhos que se encaixam no tipo de inteligência intrapessoal são:
-Escritor
-Filósofo
-Psicólogo
-Conselheiro espiritual
-Guru
-Pesquisador
-Jornalista
-Trabalhador autónomo

São opções na minha vida:
 
- Fazer cursos de fotografia, designer gráfico, photoshop. Porque eu já sou boa nisso de tanto fazer.
- Fazer faculdade de psicologia, terapia ocupacional, filosofia. Porque são essas as cadeiras que eu me interessei na faculdade ou no curso técnico.
- Ser escritora e professora de yoga, porque são meus interesses pessoais e que eu gosto de fazer no tempo livre.

Mas se não fosse pra pensar numa coisa chamada carreira, o que eu me tornaria?
Eu queria trabalhar minha criatividade, mas acho que fui um pouco castrada nisso. Principalmente porque meus horários de picos criativos são às 3 da manhã; Eu também consideraria trabalhar com serviço social, campanhas de conscientização, ou só ficar sentada pensando na vida.

O que eu definitivamente não faria: algo só pra ganhar dinheiro e que me desse mais estresse do que prazer. Ou seja, mesmo que eu me interessasse por direito, como já me disseram que talvez eu me desse bem nesse curso. Mas eu não tenho a mínima paciência pra perder minha saúde, minha integridade e minha fé no mundo, entraria em crise existêncial em três tempos.
E eu definitivamente não gostaria de me sentir presa em algo que eu sei que eu não vou gostar de fazer.
Eu tive outra "discussão" com meu pai sobre carreira e serviço público. Eu não quero isso. "Eu não sei quem sou , só sei do que não gosto." Ainda não falei que eu passei numa prova pra fazer outro curso técnico (Artes Visuais) ano que vem, porque eu não queria ouvir o quanto teu tenho capacidade pra ganhar dinheiro e estabilidade mas o disperdiço com coisas que não valem a pena.

I'm going to fight them off
A seven nation army couldn't hold me back
They're gonna rip it off
Taking their time right behind my back
And I'm talking to myself at night
Because I can't forget
Back and forth through my mind
Behind a cigarrette
And the message coming from my eyes
Says "Leave it alone"
Don't want to hear about it
Every single one's got a story to tell
Everyone knows about it
From the Queen of England to the hounds of hell
And if I catch it coming back my way
I'm gonna serve it to you
And that ain't what you want to hear
But that's what I'll do
And the feeling coming from my bones
Says "Find a home"
I'm going to Wichita
Far from this opera for evermore
I'm gonna work the straw
Make the sweat drip out of every pore
And I'm bleeding, and I'm bleeding, and I'm bleeding
Right before the Lord
All the words are gonna bleed from me and I will think
No more
And the stains coming from my blood
Tell me go back home
seven nation army

É isso. Natal é sempre uma época de reflexão e desespero pra mim. Melhora no Ano Novo, mas ainda assim me deixa extremamente confusa. Parece que o ano passou e eu não resolvi a minha vida. Mas esse ano foi o que eu mais me realizei até hoje.

Feliz Natal!

 

Comentários

Marina Menezes disse…
Interessante sua reflexão. Eu comecei meu curso de Psicologia há dois anos, e na época, era o que eu queria e estava disposta a seguir. Mas hoje? Tenho preguiça das pessoas, de trabalhar com elas, com o problema delas. Todos os dias que entro na faculdade eu me arrependo da escolha que fiz. Penso que deveria ter escolhido algo onde eu possa trabalhar com computadores.

Gostei da pesquisa sobre os tipos de inteligência, estudei isso na faculdade e é muito interessante como muita gente nem sabe que essas teorias existem. A maioria das pessoas entende inteligência como raciocínio matemático, igual nosso ensino. Muito triste.

Fiz esse mesmo teste que você agora, e deu (mais desenvolvidas) linguística e espacial. Concordo com a linguística, mas espacial não tenho certeza. No teste diz mais sobre a inteligência usada para desenhar, imaginar, essas coisas, enquanto que eu pensava que estava relacionada a se mover no espaço. Me perco fácil, mas sou boa com detalhes e consigo imaginar as coisas com muita facilidade. A menos desenvolvida é a interpessoal, e eu concordo com o resultado. Na época que escolhi o curso fiz um teste desses e deu as mais desenvolvidas intrapessoal e interpessoal. Será que mudei tanto de lá pra cá?
Regina Kadov disse…
A gente vive mudando, e realmente, consigo entender completamente a preguiça de lidar com os outros... eu descobri hoje que tenho a maior preguiça, adoro psicologia mas escolheria fazer pesquisas a lidar diretamente com o pessoal. Infelizmente o campo não é vasto em pesquisas quanto é em atendimento, que eu concordo que tem até uma carência de psicólogos bons em campo.
Espero que dê pra aproveitar o curso mesmo que contigo, trabalhar com pessoas, não seja viável. Eu sei como é sair do curso e desistir porque não se identifica mais com aquele trabalho.
A inteligencia espacial também me causa confusão, não entendi ainda como funciona.

Postagens mais visitadas

Facebook