Como não amar: Lisa Rowe ?

No post sobre personagens loucos (muitos meses atrás) me lembrou que eu precisava de um lugar especial para a Lisa Rowe (comecei o post e não terminei). Eu assisti esse filme muito tempo atrás, numa ida à locadora, e me apaixonei perdidamente pela Angelina Jolie nesse filme. Comprei o livro um ano mais ou menos, e achei incrível o quanto foi bem construído. Apesar das características físicas terem sido modificadas (a Lisa era morena), a magreza da Angelina é de arrepiar, supera a ideia que passa da personagem no livro.
 Muitos também se apaixonaram, tanto que ela ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por esse filme, e não é pra menos, ela ficou muito bem de louca, talvez porque ela realmente era meio maluquinha naquela época.
Eu sempre me apaixono por personagens coadjuvantes fortes, vocês não?! Eu adoro quando eles conseguem superar os protagonistas mesmo que a história seja contada do ponto de vista deles, e voltadas para que eles se dêem bem no final. Mais do que coadjuvante, ela é uma anti-heroína, ou antagonista... nunca sei bem a diferença.
Bem, confiram algumas das falas da Lisa no filme:

Lisa: “É por isso que a foto de Freud está em todas as paredes dos psiquiatras. Ele criou a merda de uma indústria. Você deita, confessa seus segredos e se salva. Ka-ching! Quanto mais você confessa, mais eles acham que estão te libertando.”
Susanna: “Mas e se você não tem um segredo?”
Lisa: “Aí você fica aqui pra sempre, como eu.”

Uma coisa interessante é que Lisa acha todos fracos, mas ela vive fugindo, mas sempre volta porque não tem onde ir. Até mesmo numa passagem do livro, a Susanna questiona se elas realmente estão seguras lá fora, talvez seja melhor ficar lá mesmo onde há pessoas que cuidam de você. Lisa é diagnosticada como sociopata, então ela curte fazer jogos psicológicos que deixam as pessoas desconfortáveis, e os outros pacientes ainda mais perturbados só porque está absolutamente entediada. Parece familiar com outros personagens que eu amo?! Não, deve ser só coincidência...


Ela é bem cruel com a Dayse, que se mata logo depois:
" Me diz que você não pega a navalha e passa pela sua pele e reza pra ter coragem de afundá-la."
“Eles não te liberaram porque você está melhor, Daisy, eles só desistiram. Você chama isso de vida, é? Pegar dinheiro do seu pai, comprar suas porcarias…. E comer essa merda de frango, engordando como um novilho premiado? Você mudou o cenário, mas não a merda da situação. (…) Mas todo mundo sabe. Todo mundo sabe. Todo mundo sabe que ele te come. Mas o que ninguém sabe… É que você gosta. Hmm? Você gosta.”

E ela recita um poema muito legal:
“Navalha dói./Rios são úmidos./
Ácido mancha. Drogas dão cãibras./
Revólveres são ilegais. Forcas cedem.
O gás tem um cheiro horrível. Melhor ficar viva."
 Résumé de Dorothy Parker  

A penúltima cena da Lisa é pra sempre um dos diálogos mais fodas de todos.

"What, you don’t Iike me anymore? Because you’re free? You think you’re free? I’m free! You don’t know what freedom is! I’m free! I can breathe! And you…you’II go choke on your average fucking mediocre Iife! There are too many buttons in the worId. Too many buttons, and they’re just…there’s way too many, begging to be pressed. They’re just begging to be pressed! You know, they’re just begging to be pressed. And it makes me wonder. It makes me fucking wonder. Why doesn’t anybody ever press mine? Why am I so neglected? Why doesn’t anybody reach in and rip out the truth…and teII me that I’m a fucking whore…and that my parents wish I were dead?"

Lisa: Susanna! Não gosta mais de mim, é?
Susanna: Não, não gosto!
Lisa: Porque está livre?
Susanna: Cale a boca!
Lisa: Você acha que é livre?
Susanna: Eu sou livre!
Lisa: Você não sabe o que é ser livre!
Lisa: Eu sou livre! Eu posso respirar e você vai sufocar com a sua merda de vidinha medíocre!
Lisa: Sabe, há muitas feridas no mundo, feridas demais...
Susanna: Não, não...
Lisa: ...implorando que eu mexa nelas. Elas imploram para que alguém mexa nelas, sabia? Imploram!
Susanna: Não, não!
Lisa: E eu só queria saber... não, queria saber mesmo:
POR QUE NINGUÉM NUNCA MEXE NAS MINHAS?
Por que sou tão negligenciada? Por que ninguém arranca a verdade lá do fundo e me diz que eu sou uma puta que meus pais me querem morta?
Susanna: Porque você já está morta, Lisa!
Ninguém vai chorar se você morrer porque você já está morta. O seu coração é gelado! Por isso sempre volta aqui. Você não é livre. Precisa deste lugar para se sentir viva. É patético...



A reação da Angelina ao livro é bem o tipo de reação louca que eu tive quando vi a atuação dela nesse filme, e quase comprova o que eu disse sobre ela ser louca no começo desse post.

"Ela era a mais honesta em um ambiente que ninguém poderia ser. Ela é livre. Ela pode estar numa instituição psiquiátrica, pode estar trancada, mas ela é a pessoa mais livre que eu já interpretei"


Sinceramente, acho que melhor do que Brangelina, só mesmo Tylerisa ♥
Qualquer dia posto sobre isso.
Xoxo.

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook