Filme: Freaks (1932)

Assisti a umas duas semanas o filme Freaks, que eu tinha baixado logo depois de ter terminado a quarta temporada de American Horror Story. Clique para ver a minhas considerações sobre "Freak  Show". Eu pensava em fazer um HistoricaMente sobre as referência aos shows de aberrações mostrados na série, mas acabei achando muitas histórias pesadas, e nenhuma me deixou com vontade de transcrevê-las aqui no blog; Mas no fim, achei que não seria ruim escrever sobre esse filme, que eu demorei muito pra assistir, mas não me arrependi. O grande diferencial é que 90% do elenco era composto por pessoas com alguma deficiência física ou mental.  As cenas finais deram todo um novo significado ao final de um personagem em Freak Show.

Bem, falando sobre o filme:
O filme "Freaks" retrata a rotina de um circo onde uma bela trapezista chamada Cleopatra seduz e se casa com um anão chamado Hans, que é herdeiro de uma enorme fortuna. Mas o que Hans não sabe é que sua amada é amante de Hércules, o homem-forte que também trabalha no circo. Juntamente com esse trio o circo conta com uma enorme variedade de pessoas deformadas que servem de atração nas apresentações (estilo circo dos horrores). E essas pessoas deficientes e deformadas formam uma família muito unida, união essa reforçada pelas suas próprias deficiências em comum. Mas assim que a trapezista se casa com o bobo anão Hans, seu plano fica claro para todos, que é, obviamente, se livrar do anão para ficar com sua fortuna. Só que o que ela e o amante não contavam é com a união da família circense e o quanto eles podem ser realmente FREAKS . 
 Via O Calafrio



Alguns fatos sobre a produção e as exibições do cinema da época:
  • Produzido em 1932, Freak foi um filme feito a frente de seu tempo, tanto que foi proibido por 30 anos no Reino Unido, e seu diretor, Tod Browning´s não conseguiu mais nenhum trabalho depois de filmá-lo, pois grupos religiosos pressionaram o estúdio a descartá-lo, pois não entendiam a mensagem que o filme queria dizer.
  • A reação de quem assistia era de repulsa e choque. Houve muitos relatos de abortos e ataques cardíacos com as sessões do filme.
  • A partir de década de 1960, Freaks foi redescoberto como um filme cult e ao longo dos anos 1970 e 1980 foi exibido regularmente em sessões de cinema à meia-noite em várias salas pelo mundo.
  • Quando estavam filmando, muitos atores e pessoas da equipe técnica sentiam-se enojados com os "freaks", o que fez o estúdio da MGM determinar que quem não fosse normal tivesse que almoçar do lado de fora.
  • O filme de Tod Browning foi baseado em um conto de Tod Robbins intitulado Spurs e que fora colocado no gênero horror da época.
  • Em 1994, o filme foi selecionado como o décimo quinto filme mais assustador de todos os tempos por uma rede de TV norte americana e selecionado para preservação no Registro Nacional de Cinema dos Estados Unidos por ser cultural, histórica e esteticamente significativo.
  • Uma curiosidade interessante sobre este filme foi o aparecimento em inglês do termo “Freaks” para designar algo ou alguém anormal, estranho, marginal, tão utilizado atualmente no mundo todo.
  • Tod Browning tentou construir uma crítica a intolerância, mas várias partes dos diálogos que foram retirados eram os que mostravam o "normal" como repugnante e os "Freaks" como gentis e simpáticos. Sem esses diálogos - segundo o próprio diretor - a crítica perdeu a sua força.

Sobre os atores:



Daisy e Violet Hilton, as gêmeas siamesas compartilhavam o mesmo sistema nervoso e eram ligada pelos quadris. Em 1989, um musical baseado nas gêmeas, Twenty Fingers Twenty Toes, com texto de Michael Dansicker e Nigro Bob e música e letra de Michael Dansicker, estreou no Teatro WPA e realizou 35 apresentações. O script pode ser encontrado na Biblioteca Pública de Nova York para as Artes Cênicas. O musical começava com um retrato fiel do início da vida das gêmeas, mas depois incluía um enredo totalmente fictício da tentativa de seus guardiões de as separarem cirurgicamente quando adultas.
Uma passagem quando o filme ainda estava sendo feito ocorreu no refeitório da MGM, quando o escritor F. Scott Fitzgerald almoçava, chegaram as irmãs Hilton e Fitzgerald foi para o banheiro vomitar.

Afetada pela síndrome de Seckel, Minnie Woolsey (KooKoo) sofria de uma condição que causou a ela alguns problemas mentais e a deixou careca e quase cega – motivo que a fazia usar os grandes óculos. Ela foi enviada para um asilo no estado norte-americano da Geórgia, onde permaneceu até ser liberada por um diretor de circo, que a acolheu e a incluiu em seus espetáculos.


Prince Randian nasceu em 1871 em Demerara, Guiana Britânica, filho de pais escravos. Mesmo sendo um indiano que nasceu sem braços nem pernas, ele foi incrívelmente auto-suficiente. Randian foi trazido para os E.U.A. em 1889 e, ao mesmo tempo que ele realizava em muitos espetáculos exibições em museus de bizarrices. A maior parte de sua fama veio no circo de PT Barnum. Em frente à grande multidão, Barnum apresentava Randian e o pedia para mostrar ao povo perplexo com a figura minhoquesca, a facilidade que ele tinha de de barbear, pintar, escrever e até mesmo enrolar cigarros. É dito que ele falava vários idiomas, incluindo hindi, Francês, Inglês e alemão. Randian era um homem brilhante e encantador com um grande senso de humor.
O romance na tela entre Hans e Frieda foi muito moderado, porque os papéis estavam sendo interpretados pelos irmãos Harry e Daisy Earles. "The family doll" é formada por 4 dos 7 irmãos da família Earles, as outras duas irmãs se chamavam Tiny e Grace. A família fez vários filmes, inclusive "O mágico de Oz".

O ator anão Angelo Rossitto teve uma longa carreira de sucesso na TV e fez muitos outros filmes, incluindo a série Baretta e como metade do Blaster Master, ao lado de Mel Gibson, em Mad Max Beyond Thunderdome - Mad Max Além da Cúpula do Trovão.









O "freak" mais famoso é Schlitzie Surtees, que nasceu no início do século e foi abandonado pela família por sofrer de microcefalia (na época era comum abandonar crianças com problemas e elas iam parar em circos dos horrores). Por causa do tamanho craniano, tinha a mente de uma criança de 3 anos e fez vários shows. Morreu em 1971 aos 70 anos em um asilo.
Entre muitos outros...





Correlações com American Horror Story {Spoiler Alert}

Mesmo final horrendo. 
Em AHS aparece bem de relance o que danado aconteceu com o Stanley.
Até agora não engoli aquele final da Maggie.btw

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook