Parabéns para Olinda e Recife.

Essa semana tivemos comemorações de dois aniversários importantes... Recife e Olinda completaram respectivamente 478 e 480 anos de existência. Comemoramos no dia 12 de março todos os anos de vida, lutas e resistência de duas cidades, e embora elas sejam diferentes, assim como irmãs, são unidas pelo sangue do mesmo povo único, carinhoso e caloroso. Até por sermos aquecidas por um sol de rachar que nos faz apreciar tanto uma praia em dia de feriado.
Lembraremos um pouco das suas histórias.
A história das cidades-irmãs, chamadas assim por estarem situadas uma ao lado da outra, começou com a povoação de Olinda, em 1535 e palco do pontapé inicial do desenvolvimento de Pernambuco. Desenvolvimento que resultou ainda nas ruínas da própria cidade, em 1631, quando os holandeses vieram com olhos famintos na cana-de-açúcar - principal matéria-prima da época. E queimaram toda a cidade.
Mais tarde com seu ressurgimento, graças aos esforços de religiosos, senhores de engenho e do povo, que em, 10 de novembro de 1710, o sargento Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em prol da independência nacional.
Olinda também nos oferece, a oportunidade de conhecer traços da cultura regional, como, por exemplo, o frevo e o maracatu.
Há vários lugares para explorar em Olinda, como é o caso das igrejas e museus que contam um pouco sobre a história da cidade. Nos passeios pelas ruas, os visitantes podem admirar as casas antigas com fachadas coloridas, além das construções preservadas dos séculos 18 e 19.
Em 12 de março de 1537, a capital do estado de Pernambuco, Recife, era fundada. O nome foi escolhido por causa dos arrecifes – rochedos de coral e arenito formando uma barreira natural que cerca nosso litoral.
Também chamada de Veneza brasileira, foi assim apelidada por estar localizada na foz dos rios Capibaribe e Beberibe, e também em alusão à cidade italiana que tem inúmeros canais e pontes atravessando seus rios.
A homenagem mais legal com certeza foi essa

E aqui tem dois testes pra saber quais ruas de Olinda e Recife você se identifica.
A minha deu a Rua Bispo Coutinho e tem informações sobre a história cada Rua.

 O nome é em homenagem à Igreja da Sé, construída no Alto da Sé, um lugar agradável de onde se tem uma belíssima visão de todo o Sítio Histórico de Olinda, do Recife ao longe, do mar e do verde da cidade. No Alto da Sé está, também, o Museu de Arte Sacra (antigo Palácio dos Bispos), o Convento da Conceição e a Igreja da Misericórdia, além de barracas e outros pontos de venda de peças do artesanato local.

Mas nem tudo são flores e como não dá só pra glorificar de pé as cidades em que eu vivo e amo, vamos falar sobre um detalhe que faz toda a diferença do mundo.
Essa não é a cidade que queremos ver ou ter.
As duas cidades estão perdendo uma característica muito preciosa, a paisagem, que costumava ser muito mais significativa do que esse conjunto disforme de arranha-céus; E eu nem seria tão severa se fosse algo benéfico às pessoas e não só ao mercado imobiliário. Essas construções no final das contas acabam com o valor turístico, o visual, a história e pra que? Pra ter apartamentos de luxo pra ricaços irem uma vez por semana, ser sonho de consumo mas nem perto da realidade da maioria, nem mesmo metade das pessoas que moram aqui. Sinceramente, nem mesmo é significativo o número de pessoas que podem pagar pra ter um lugar nesses edifícios pra justificar a tragédia que você vê na foto.

Beijos doces como bolo de rolo pra todos os que moram, visitam e amam Olinda e Recife.
Tchau.

P.S. Enquanto eu estava pesquisando sobre as notícias das comemorações eu achei uma notícia que vale a pena ser lida.
Também em março, mais precisamente no dia 6, foi o 198º aniversário da Revolução de 1817 e teve lançamento de livros sobre o último movimento revolucionário desencadeado antes da Independência do Brasil. A data também será marcada pela criação de um comitê para preparar as comemorações do bicentenário, em 2017.A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) comemora o dia 6 de março, Data Magna do Estado, disponibilizando, gratuitamente, o e-book Frei Caneca – Herói e mártir de duas revoluções. O livro faz um resgate dos principais fatos da vida do religioso e pode ser acessado pelo endereço editora.cepe.com.br/ebook.Morto há 190 anos, frei Caneca participou da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador, de 1824.

Comentários

Anw, adoreeei *-*
Não sabia, mas claro que adorei saber um pouquinho de cada :D
beeeijo,

marinaalessandra.blogspot.com
@mariinaale
Conheça meu canal também: www.youtube.com/marypelosdezoito
Regina Kadov disse…
Tem muita coisa que mesmo quem mora aqui não conhece... Coisas que a gente deveria saber mais, afinal é nossa história.
Mas vamos conhecendo as particularidades de nossas cidades aos pouquinhos e aprendendo a amá-las e a respeitá-las.
xoxo
Thayse Stein disse…
Que legal, as cidades são lindas!
Semana que vem é aniversário da minha cidade \o/


Beijos
Brilho de Aluguel
Regina Kadov disse…
Olha, que legal. É um bom momento pra se sentir mais amor pela nossa cidade né :D
E você acaba sabendo de coisas bem interessantes em épocas festivas
xoxo
Alice Coelho disse…
Ah, estive por aí em Setembro e só tenho a dizer que são lugares maravilhosos! Não há encanto maior nos lugares que já visitei no Brasil.
Esses prédios simplesmente estragam tudo... As vezes estou passando por algum lugar e fico imaginando como seria lindo antes do homem por suas mãos... Imagine as praias: mar, areia e mata. O único lugar que eu fui que REALMENTE conseguiu preservar essa característica foi Ubatuba e algum lugar do RJ.
Mas eu acho lindo: mar, areira e mata...

Confesso que quando fui praí eu achava que o povo falava "arrecife" errado, que era só "recife" ahahaha pobre de mim. Pelo menos aprendi o certo ainda lá

Muito legal o post, ambos os lugares são riquíssimos em história.
Beijo
www.alicecoelho.com.br
Regina Kadov disse…
Bom é vir pra praias mais afastadas, sem tanta poluição visual. Se pudesse conheceria todas as praias do Brasil... Mas aqui tem outras coisas legais também, quando vier não deixa essa vista cinza atrapalhar. Tem coisas muito interessantes, além das praias e da paisagem que já foram mais belas.
xoxo

Postagens mais visitadas

Facebook