Como não amar: Rumplestiltskin ?

Sim, ele é Rumplesti... o Senhor das Trevas. Quem consegue escrever esse nome corretamente?

Eu já falei que acho Once Upon a Time uma série ruim e viciante ao mesmo tempo? Viciante porque me traz de volta toda a emoção de me apaixonar por anti-heróis/vilões, em compensação, os mocinhos são péssimos atores. Nunca vi serem tão ruins. E olha que a história é confusa, mas é interessantes, e te enreda bem. Mas vamos falar sobre o real motivo de eu ainda assistir essa séries, que eu aguento com 22 episódios por 5 temporadas!

“I’m afraid.” — Rumple to Belle- simplifying his entire character, explaining all of his motivations and justifying his story arcs in just two words

Simplifica todo o sentido da vida do Rumple, ele é covarde. Na realidade, as primeiras temporadas você vai descobrindo como cada coisa aconteceu para que ele chegue até onde ele chegou. Que se dane a rainha Má, a Chata de Neve, o Porre Encantado, a própria Swan ou o pirralho lá.

O que importa é que a construção do personagem dele é tão sólido pra cima quanto pra baixo. É como se a vida dele tivesse a construção imponente e malvada do lado de fora, e alguns muitos níveis no subsolo, que você acaba conhecendo ao longo da história.

Vamos por partes tentando seguir uma cronologia:

No começo o Rumple era alguém tranquilo, um homem comum (ou não), que vivia uma vida simples numa vila que era parte do reino que estava sendo atacada por Ogros. Ele, com medo de morrer e nunca ser parte da vida do filho, assim como seu pai fez, abandona o campo de batalha depois de ouvir a profecia de uma bruxa. Quebra a própria perna, se tornando manco, e desde então é considerado o "Covade da Vila", envergonhando a esposa, Milah.
A mulher o abandona, seu filho Baelfire cresce sem a mãe e num ato também covarde, mas compreensível foge de onde morava com o filho para protegê-lo da guerra que ainda continuava, e que agora já convocava até as crianças(!). Depois de muitas humilhações desse passado triste e cruel, ele e seu filho encontram um senhor que tem a solução para os seus problemas. E ele se torna o novo Senhor das Trevas.
Algum tempo se passa e depois de muito aterrorizar as pessoas, Baelfire se despede do pai numa cena em que novamente Rumplestiltskin mostra o seu lado mais notável e odiável. O medo de perder seus poderes é maior do que o medo de perder o filho pra sempre e ele larga o moleque num buraco negro no chão, que os levaria a outra dimensão, onde(supostamente) não haveria magia.
300 anos se passam e Rumple não desiste de procurar o paradeiro do filho, adentrando ainda mais nos estudos de feitiços e magia negra. Heis que ele encontra Bela. e é aí que as coisas começam a ficam muito mais divertidas. Como ele é a Fera do Conto a Bela e a Fera, é muito fácil se apaixonar pelo casal RumleBelle. Assim como é fácil sentir compaixão ao entender que ele é o Crocodilo de Peter Pan. Mas isso ficamos sabendo em muitas partes diferentes, já que OUAT não tem uma cronologia bem definida à primeira vista. Depois é que fica mais compreensível (mas ainda é pouco, pra tantas histórias contadas nesses 300 anos). No final dessa fase, Rumple ainda dá outra cartada de fraqueza e afasta Bella por que o amor verdadeiro poderia salvá-lo, mas ele perderia o poder que tem.


"Como todos sabemos, toda magia tem um preço. E se você usá-la para digamos, me
aprisionar, sua dívida comigo só irá aumentar. E nós não queremos isso, queremos?"
Nós conhecemos o Rumple em sua fase mais louca, onde ele já estava preso e "ajuda" a Branca de Neve e o Encantado a "fugir" da maldição da Rainha Má, que ele mesmo criou, aliás. 
 "Você sabe o que ama. Agora vá matá-lo." Para Rainha Má
Não se sabe ainda, nem nós e nem eles, o motivo dessa tal ajuda. Acabamos por descobrir que tudo ainda se trata do plano de ir a outro mundo procurar o filho. Sabe, todas essas tentativas nos fazem achar que as ações dele, apesar de loucas e egoístas, ainda são aceitáveis, mesmo que ele tenha causado o mal para si mesmo, e para os outros também. Inclusive outra vilã muito boa, que ele mesmo "produziu".



Já em Storybrook, não me parece claro se ele tem ou não consciência desde sempre, assim como a Regina, de que a maldição dela pode ser quebrada pela Swan, ou se ele só realmente se lembra de tudo o que se passou no Reino quando a Salvadora chega. Mas é numa das cenas de extrema vilania que ele me ganhou. Quando ele bate no pai da Belle, que ele acredita estar morta. Mentirinhas de um monstro criado...

E... bem, pra essa nova temporada eu já não sei, mas o que eu vi até agora já era suficiente. Rumple é um dos meus personagens favoritos, ainda que a série não esteja (nem ao menos, seja) uma das melhores; 
Uma das coisas mais difíceis de acompanhar foi a explicação sobre Bae, onde ele estava e o arco de Peter Pan, onde descobrimos tudo sobre como Rumple se tornou essa criatura carente e covarde. A explicação foi boa, mas houve muuuuita enrolação até ser explicado tudo isso. E até as frases do vilão mais sagaz e engraçado ficaram um pouco cansativas na terceira temporada. Bae é um saco, um chatinho mesmo, e claro toda aquela baboseira de não perdoar o pai, mas de boa esperar o mesmo do Henry... não rola.
Muita choradeira depois Rumple consegue os dois amores de sua vida, só pra perdê-los de novo, e reconquistá-los, e perdê-los... Muitas e muitas vezes;


A gente vê o Rumple quebrando a cara muitas e muitas vezes no meio das temporadas. A primeira esposa eu nem sei porque casou com ele. Cora então, me pareceu até sincera por um tempo, mas depois se mostra outra fdp. Realmente, não consigo ver outra vilã pior que a Cora. Porque não existe muita explicação para as caras que ela faz. Ela parece sentir tristeza ou culpa algumas vezes, mas no final sempre se mostra uma pessoa completamente sem coração (literalmente).
"Sabe como é? Ter sua esposa roubada de você? Se sentir impotente para reagir? Você se sente como se o seu coração tivesse sido arrancado do peito. Na verdade, deixe-me mostrar." Para Gancho



As cenas com a Bela com certeza são as melhores. É especial demais essa relação, embora muito confusa. Muita gente não gosta, muita gente adora. É fato que ele sempre amou mais os poderes do que ela, até no fim, até realmente perder os poderes. Mas tudo o que ele faz é tão "por amor".

 " Eu sou agora, e para todo sempre, seu." (Para Belle)



E como eu vi uma vez em algum lugar, esse cabelo de Agostinho Carrara, os tiques, a vozinha fina, a risada, o senso de humor, o egoísmo, a loucura... é tudo o que faz dele especial.

Enfim, como não amar?
A Belle é super feliz por poder ver o quanto ele é legal.










Quem mais gosta do Rumple?

xoxo

Comentários

Irianne Veloso disse…
Opa, acho que eu não devia ter lido esse texto com tanta voracidade, rolou um spoilerzinho mas tá de boa! hahahah Amei seu blog, você é sensacional, sério! Só em abrir o seu blog já me apaixonei e segui na mesma hora, quando vi os posts sobre Once então <333333333333 Não tá dando no meu coraçãozinho!

irianneveloso.blogspot.com
Regina Kadov disse…
Obrigada :D
Desculpa, vou por aviso de spoilers >.<
xoxo
Unknown disse…
Pela primeira vez da minha vida eu amei tanto um "vilão" como esse que eu cheguei a parar de ler quando vi que um spoiler estava por vir e já vim comentar: cara , rumple é realmente mágico obs .: Eu nunca dei importância prá spoiler até hj e referente a esse personagem em específico

Postagens mais visitadas

Facebook