Como não amar: Jason Voorhees?


 
Olá, hoje é sexta feira 13! O que teve de acidente, trânsito e sirenes ligadas hoje não tá de brincadeira. Demorei mais de duas horas pra chegar em casa do trabalho e acho que teve no mínimo umas duas paradas por acidentes; ou foram o Jason. Lembra que eu disse que ia falar mais dele (aqui)?



Então, o dia chegou:



Vamos ao dossiê normal do Jason
     
    1. Sexta-Feira 13 (Friday the 13th)Sexta-Feira 13

      1
    2.  
    3. Sexta-Feira 13 - Parte 2 (Friday the 13th Part 2)Sexta-Feira 13 - Parte 2

      2
    4.  
    5. Sexta-feira 13 - Parte 3 (Friday the 13th Part III)

      Sexta-feira 13 - Parte 3

      3
    6.  
    7. Sexta-Feira 13 - Parte 4 - O Capítulo Final (Friday the 13th: The Final Chapter)

      Sexta-Feira 13 - Parte 4 - O Capítulo Final

      4
    8.  
    9. Sexta-feira 13 - Parte 5 - Um Novo Começo (Friday the 13th: A New Beginning)

      Sexta-feira 13 - Parte 5 - Um Novo Começo

      5
    10.  
    11. Sexta-feira 13 - Parte 6 - Jason Vive (Jason Lives: Friday the 13th Part VI)

      Sexta-feira 13 - Parte 6 - Jason Vive

      6
    12.  
    13. Sexta-Feira 13 - Parte 7 - A Matança Continua (Friday the 13th Part VII: The New Blood)

      Sexta-Feira 13 - Parte 7 - A Matança Continua

      7
    14.  
    15. Sexta-Feira 13 - Parte 8 - Jason Ataca Nova York (Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan)

      Sexta-Feira 13 - Parte 8 - Jason Ataca Nova York

      8
    16.  
    17. Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira (Jason Goes to Hell: The Final Friday)

      Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira

      9
    18.  
    19. Jason X (Jason X)

      Jason X

      10
    20.  
    21. Freddy X Jason (Freddy vs Jason)

      Freddy X Jason

      11
    22.  
    23. Sexta-Feira 13 (Friday the 13th)

      Sexta-Feira 13 - Remake

Jason não mata crianças, pois morreu quando era uma criança, e como morreu afogado ele tem muito medo de água. No filme Freddy vs. Jason o personagem Freddy Krueger quase o mata afogado. Porém inexplicavelmente jason é visto entrando diversas vezes na água, para aniquilar suas vítimas, como no caso da parte IV e VI ( Quando pula no barco do personagem Tommy).
As vítimas prediletas de Jason são jovens instrutores de acampamento.
Sua arma favorita no começo de carreira era o facão, mas Jason nunca foi um assassino de hábitos. Hoje, usa o que encontra pela frente, de canos gigantescos, passando por martelos e machados e até chaves de fenda.
No primeiro filme da série Sexta-Feira 13 (Friday the 13th), Jason não é o assassino e sim sua mãe, Pamela Voorhees.
A primeira aparição de Jason foi ainda no primeiro filme, ele era criança e tenta sem sucesso afogar Alice (a única sobrevivente da chacina de Crystal Lake) no fim do filme. Dois meses depois ( já no início de Friday the 13th Part II) Jason já adulto mata Alice em sua casa.
Só no terceiro filme (Friday the 13th Part III), Jason começa a usar a famosa máscara de hóquei (máscara do timeDetroit Red Wings).
No quinto filme da franquia (Friday the 13th: A New Beginning), Jason novamente não é o assassino e sim Roy Burns; que após ver seu filho bastardo ser morto, usa a lenda de Jason para matar todos do Instituto de Saúde Mental Unger (onde seu filho era paciente).
No nono filme da franquia (Jason Goes to Hell: The Final Friday), é revelado que Jason teria uma irmã, Diana Kimble; algo que contraria a história dos primeiros filmes.
Tecnicamente, Jason “só” começou a ser ressuscitado a partir do sexto capítulo – apesar de ter levado um facão no ombro e uma machadada na cabeça, ele inexplicavelmente não morria. A partir de seu retorno triunfal (um raio atinge um pedaço de metal que atravessava seu corpo enterrado), o maníaco ressuscitou mais seis vezes, inclusive por uma garota paranormal, no espaço (Jason X) ou pelo inimigo Freddy Krueger ("Freddy vs. Jason").
Não existe uma razão específica para o silêncio de Jason. Sabe-se que ele tem problemas mentais, mas a língua está lá. Ele certamente pensaria: “Minhas ações já falam por mim.”
Durante os primeiros filmes, Jason corre atrás de suas vítimas. Nas seqüências dos filmes, Jason andava ao invés de correr pois conhecia toda a região de Crystal Lake ao invés de suas vítimas que corriam sem rumo. Depois do oitavo filme (Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan) Jason parece se "teletransportar" para perto de suas vítimas.
A única pessoa que Jason já chegou a amar é sua mãe, Pamela Voorhees. Após ser decapitada, Jason guarda a sua cabeça em seu barraco.
O pai de Jason é Elias Voorhees que nunca apareceu em algum dos filmes; no sexto filme (Jason Lives: Friday the 13th Part VI) Elias apareceria no final do filme no túmulo de Jason, mas a cena foi cortada.
Durante a série de filmes é revelado dois modos de "matar" Jason. O primeiro ( de Jason Lives: Friday the 13th Part VI) é "matar" Jason do mesmo modo e no mesmo lugar onde morreu originalmente (ser afogado no Lago Cristal). O segundo (de Jason Goes to Hell: The Final Friday) é destruir seu coração, o qual é habitado por uma criatura que tem a aparência de um verme gigante (que aparece na capa do filme)que só pode ser destruído por pessoas que tem o mesmo sangue de Jason correndo nas suas veias, como no caso da sua irmã Diane sua subrinha Jessica e sua subrinha neta Stephanie Voorhees, fazendo o Jason ser soterrado pelas mãos demoniacas do inferno, na cena do começo do filme Freddy vs. Jason, quando o Jason é despertado pelo Freddy Krueger sai debaixo da terra onde foi morto no filme Jason vai para o inferno.
Através do filme Freddy vs. Jason, conclui-se que Elm Street (o lar de Freddy Krueger) e Crystal Lake (o lar de Jason Voorhees) são lugares próximos, a distância entre essas regiões pode ser percorrida em alguns minutos de carro.

 Bom, o fato é que eu sou apaixonada pelo Jason, ele é o meu segundo personagem favorito de filmes de terror, só perdendo para Sadako/Samara. Mas também, tirando o fato dele ser desfigurado, os quase dois metro e 115 quilos de força que não corre, mas te encontra de qualquer jeito é até sexy.
Não, pra mim não importa que o rosto dele seja de um cadáver morto à anos, ou que ele tivesse mil  problemas mentais, pra mim é como o Fantasma da Ópera, a obra dele é que me faz amá-lo.
E as conexões entre os dois personagen são o que fazem deles os meus favoritos, como eu tinha dito no post sobre The Ring.

Eu amo a conexão com a água,
o relacionamento e amor com as mães, o fato de terem morrido ainda crianças e ainda assim se vingaram crescidos... ou seja, muita coisa em comum. Eu sempre imaginei os dois se encontrando no Rio Aqueronte e se casando no inferno e depois de pensar isso por mais de 10 anos recentemente descobri outros loucos que também pensam qu eles dariam um ótimo casalzinho:
 

Depois eu faço um post só pra esse ship especial. Mas voltando ao Jay, parece que vai ter série dele e filme pro próximo ano, dia 13 de maio, e ia ser um presentão de aniversário pra mim se sair mesmo! Os dois, não só o filme que está previsto. No mais, me despeço, mas nem de longe essa será a última sexta feira 13 que falarei do meu amorzinho.
 

Comentários

Irianne Veloso disse…
GENTE, nunca imaginei que a história do Jason seria tão legal assim! Na verdade, nunca curti filme de terror, o único que eu assisti foi o Freddy vs Jason e foi por pressão numa tarde com amigos! Amei o post, super explicadinho.

irianneveloso.blogspot.com
Thais Terra disse…
Confesso que nunca parei pra saber a história dele, até porque nunca assisti os filmes (morro de medo). Mas adorei a postagem super completinha, e agora fiquei com muita vontade de assistir os filmes :)
Obrigada por comentar no meu blog :)

http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

Beijoos ;*
Regina Kadov disse…
Os filmes podem ser toscos, mas sempre tem uma história criativa se procurarem. Essa é uma das mais criativas e misteriosas dos filmes de terror trash pra mim ♥
xoxo

Postagens mais visitadas

Facebook