Consciência negra, é preciso!




 Para não deixar passar - em branco - o Dia da Consciência Negra, instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
Um dos feriados menos aderidos pelos brasileiros, mesmo sendo um dos mais importantes.

Quando eu era criança achava que todo mundo no Brasil era negro ou moreno. Encontrava poucas pessoas brancas na rua ou em casa, e associava pessoas de pele branca a pessoas de outros países. Eu nunca tive nada da minha infância voltada à cultura negra, eu não tinha muita noção já que era só o que eu via mas não o que eu vivia. Foi um choque me deparar com preconceito ainda hoje, e saber de pelo menos uma parte do os negros, meus antepassados, passaram no período da escravidão, e ainda tanto tempo passado depois de abolida ver que ainda existe pessoas que ignoram nosso sofrimento, diminuem nossa revolta, e ainda querem se fazer de igualitárias. 

Feliz dia da Consciência Negra!




Identidade

Jorge Aragão

Elevador é quase um templo
Exemplo pra minar teu sono
Sai desse compromisso
Não vai no de serviço
Se o social tem dono, não vai...

Quem cede a vez não quer vitória
Somos herança da memória
Temos a cor da noite
Filhos de todo açoite
Fato real de nossa história

(2x)
Se o preto de alma branca pra você
É o exemplo da dignidade
Não nos ajuda, só nos faz sofrer
Nem resgata nossa identidade

Elevador é quase um templo
Exemplo pra minar teu sono
Sai desse compromisso
Não vai no de serviço
Se o social tem dono, não vai...

Quem cede a vez não quer vitória
Somos herança da memória
Temos a cor da noite
Filhos de todo açoite
Fato real de nossa história

(2x)
Se o preto de alma branca pra você
É o exemplo da dignidade
Não nos ajuda, só nos faz sofrer
Nem resgata nossa identidade

Elevador é quase um templo
Exemplo pra minar teu sono
Sai desse compromisso
Não vai no de serviço
Se o social tem dono, não vai...

Quem cede a vez não quer vitória
Somos herança da memória
Temos a cor da noite
Filhos de todo açoite
Fato real de nossa história


Às vezes, fecho os olhos pra não ver, porque eu não quero crer no que vejo. É pra não sofrer que eu prefiro me fechar em um mundo onde eu não precise ver tanto.

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook