Halloween!

American Horror Story - Coven
O dia das bruxas foi semana passada, passou mas não deixa de ser uma data muito importante pra mim e para a minha filha. Embora ela não tenha consciência disso ainda. É só dia em que nos permitimos usar fantasias mesmo que só para ficar em casa. Mas daqui a alguns anos eu passarei para ela todo o significado dessa data, e o que representa para as mulheres nesta sociedade ainda tão fechada e preconceituosa.

 Anne e eu passamos uma noite agradável brincando com maquiagem e tirando fotos.



Mas é claro que essa data é comemorada não para ser apenas "a noite das fantasias", mas também para ser uma lembrança e também uma homenagem à todas as mulheres queimadas por serem diferentes. Sabe, as tais bruxas, elas eram só seres humanos. Mulheres como nós, que hoje lutamos para termos o direito de sermos aceitas como somos.

Imagem: Dora Leroy
Esses são alguns textos que eu recomendo sobre as correlações entre feminismo e bruxas (são todas da revista Capitolina, muito boa.)
"Somos as netas de todas as bruxas que vocês não conseguiram queimar" Este é um texto muito interessante sobre esse tema, de Helena Zelic; "Quem tem medo de bruxa?" de Lorena Piñeiro; E "Bruxas cinematográficas" de Natasha Ferla.

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook