É chegado aquele dia no ano...

em que as pessoas me parabenizam por ser quem eu sou.
É, eu sou mulher, e é um mundo difícil pra mim.
Mas não quero receber flores (ou gifs de flores, ultimamente), nem histórias estranhas (como a que eu recebi hoje de manhã e que eu destrincharei logo mais.
"Eu sou seu pior medo, eu sou sua melhor fantasia"
1970
Eu quero que as pessoas entendam que algumas mulheres são  queimadas vivas (não foram em um 8 de março, mas são em diversos lugares do mundo. Veja aqui a história.) porque se pensa que elas não tem direito à liberdade, igualdade ou respeito.
Que entendam que não é porque você acha as mulheres podem ser isso ou aquilo, que poderiam fazer isso ou aquilo, que isso acontece na realidade. Porque esse é um mundo feito por homens. E infelizmente, ainda lutamos porque o mundo continua sendo só deles.
Que se não for pra por a mão na consciência, pelo menos ponham os olhos nas estatísticas, nos jornais, nos meios que expõem as atrocidades que são feitas a nós mulheres. E que percebam que isso é feito pois ainda somos consideradas fracas, burras, histéricas, loucas, do lar.
Aqui você confere uma lista de links. Se informe;

E Deus sabe o quanto queríamos ser donas de nós mesmas, capazes e reconhecidas como trabalhadoras, estudantes, seres que podem e evoluem com muito mais dificuldade externa do que os homens.

Saibam que se não recebemos mais, não é por falta de qualificação, por normalmente temos mais.
Saibam que quando preferimos ficar em casa ao invés de trabalhar é porque além de recebermos menos do que um homem na mesma função, somos escrachadas ou nem mesmo contratadas quando temos filhos. Porque aparentemente só a mãe pode faltar ao trabalho se a criança ficar doente. Porque só a mulher tem filho, o pai não assume as mesmas responsabilidades.
Saibam que lemos mais, normalmente somos mais informadas, mas raramente nos dão crédito.
Saibam que podemos ser a melhores do mundo em qualquer coisa, mas quando chega uma idade e a juventude desfavorece, e a beleza de outrora começa a esmaecer, somos postas como produtos velhos e estragados numa estante. Como se fôssemos bonecas, e não seres.
Como se estivéssemos no mundo como um adereço belo, e não pra ter profundidade de alma.

Enfim;

segue abaixo as coisas que recebo quando acordo no dia 8 de março:


Casal de férias, o homem gosta de pescar e a mulher, de ler. Numa tarde, o marido resolve tirar uma soneca.  A mulher pega o barco do marido para ler no lago. De repente, chega um tenente da guarda ambiental do parque, pára ao lado da mulher e fala:
- Bom dia senhora,.... O que está fazendo?
 - Lendo um livro, responde.
 - A senhora está em uma área restrita em que a pesca é  proibida, informa.
- Sinto muito tenente, mas não estou pescando, estou lendo.
- Sim,  mas a senhora tem todo o equipamento de pesca. Pelo que sei,... a senhora pode começar a qualquer momento. Terei de multá-la.
- Se o senhor fizer isso, vou acusá-lo de assédio sexual.
- Mas eu nem sequer a toquei ! diz o tenente da guarda ambiental.
- É verdade, mas o senhor tem todo o equipamento. E pelo que sei,... pode começar a qualquer momento!!
- Tenha um bom dia madame - diz ele e vai embora.

            *Moral da história:

Nunca discuta com uma mulher que lê, pois, certamente, ELA PENSA!

A ideia era legal? Era. A ideia de valorizar a leitura é muito válida. Mas o meu primeiro estranhamento é: de onde vem essa ideia de que mulheres saem mentindo sobre assédio sexual pra ter vantagem em alguma coisa??
Na verdade, alguns estudos apontam que a absoluta maioria dos casos, cerca de 80%, não são nunca denunciados, o que significa dizer, no final das contas, que a quase totalidade dos estupradores não é julgada e muito menos punida de forma alguma. A impunidade reina quando o assunto é estupro.
Outro textão sobre:
abuso infantil
E o quanto essas ideias dão munição pra esse tipo de texto.

COMO ISSO AINDA É DISSEMINADO EM PLENO 2017 (por mulheres, diga-se de passagem), SE SABEMOS POR EXPERIÊNCIA OU POR ESTATÍSTICAS QUE A MAIORIA DOS ESTUPROS E ASSÉDIOS NÃO SÃO DENUNCIADOS ?

Outra é desmerecer quem não lê. Qualquer pessoa (não só mulheres, mas damos mais destaque por sermos tratadas como "burras fúteis" quando não nos dedicamos a estudos) pode ter conhecimento e sabedoria independente de quantos livros lê;
Conheço muitas, inclusive minhas avós que não leram grandes autores na vida, mas tem sabedoria de vidas pra passar.

A mensagem continua, e eu pontuarei cada uma entre parenteses :
👏👏👏 para nós, Mulheres!

     Somos perfeitas!!! (sim, cada uma de nós temos a capacidade de atingir a perfeição)
🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹

🔱Não ficamos carecas 👴 (se ficarmos, não seria um problema. adorei 'ser careca' quando foi opção minha)

🔱Temos um dia internacional. (não um motivo de orgulho, mas de luta. admirável, porém triste por precisarmos)

🔱Podemos usar tanto a cor rosa como azul. (Os homens também podem, temos que avisar pra eles que cor não define gênero ou opção sexual, apenas)

🔱Temos certeza que nossos filhos são nossos. Kkk (Mensagem machista detectada)

🔱Temos prioridade: as damas primeiro. (A falsa ideia de que cavalheirismo é uma vantagem, sendo que não é, só nos objetifica)

🔱Se somos traidas, somos vitimas. (Equivocada opinião, já que em alguns casos é "não conseguiu segurar o macho")

🔱Se traimos, eles são cornos. kkk (E nós somos xingadas de quase todos os palavrões da nossa língua portuguesa)

🔱Mulher de presidente é primeira dama, marido de presidenta é o que? -Nada! (Não precisa, até porque nem precisamos de homem, mas os homens nos tem como adereço)

🔱Se decidimos fazer trabalhos masculinos, somos pioneiras. (Porque normalmente somos. E não é como se trabalho tivesse definição de gênero também)

🔱E ainda fazemos tudo isso de salto 👠👠👠 (Não precisamos, mas nos foi convencionado a sofrer, só nos apropriamos de um elemento de dor como símbolo da nossa força de vontade)

🔱Enfim somos perfeitas e maravilhosas!!! 🎀 (Sim, somos mara mesmo, mas ainda preferia que fôssemos iguais a qualquer pessoa)
Kkkkkkkk

🔱Envie para todas as mulheres perfeitas e maravilhosas que conhece...💃💃💃💃
        Eu achei você!

Eu agradeço de coração quem me mandou essa mensagem, eu tenho certeza de que não era a intenção da pessoa causar, problematizar ou rebaixar a mensagem. Mas nós mesmas reproduzimos essas imagens estereotipadas num dia, e num mês importante para nós e para a nossa luta. Eu gostaria apenas que isso parasse. Se o machismo fosse só reproduzido por homens a sororidade seria algo mais fácil de ser aplicado. Mas nada na nossa vida é fácil.
E continuamos a luta;
"Prefiro que não celebres comigo este dia e que lutes a meu lado os outros"

Feminismo é sobre igualdade de sermos todos melhores.
Melhore-se.

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook