Desafio: Alimentação balanceada

As imagens dessas postagens são dessa artista que eu não sei o nome: Might Healthy Quest


Já falei em alguma postagem que a minha saúde é bem frágil, né? Acho que foi no "O que fazer quando tudo o que você quer é ficar na cama".

Em algum momento eu explico o porque, mas com certeza uma das causas é com certeza não conseguir uma dieta balanceada que se adeque à alimentação da minha região, nem encontrar alimentos ou receitas que me façam querer comer com vontade. Reeducação alimentar é uma coisa complicada por si só, mas quando você agrega o fato de que ninguém na sua casa vai comer as folhas que você come, a receita vegetariana que você inventa de fazer ou você não resiste àquela comida pesada e típica da sua região (tipo, um cuscuz com charque, uma macaxeira com carne de sol, batata, nhame, sopa de carne, de feijão, bolo de rolo e infinitos etc; porque, sim, Pernambuco é terra de comer coisas assim em todos as refeições. Isso eu realmente falo de um modo geral de quem mora no nordeste. Aqui em casa a gente nem consome tanta comida regional quanto por exemplo, na casa da minha avó materna.). Eu posso nem chegar a comer tanto doce quanto eu gostaria, mas às vezes que eu como me fazem mal pra caramba.
É claro, adicione o fato de ter algo chamado compulsão alimentar, ligado muito à momentos de estresse e depressão. Quando eu começo a comer um bolo eu não paro até ele acabar. Então a acne ataca (quase nunca no rosto, mas às vezes sim; é muito mais frequentemente nas costas), intestino trava, eu começo a ter gripe direto. É como um efeito dominó, se cai uma coisa na minha vida, tudo vai por água abaixo. Que também são seguidos de outros problemas, mas eu falo sobre isso um dia.

Como eu realmente não estou podendo fazer exercício físico como eu fazia antes, por causa da queda que eu levei fazendo Chin Stand (entenda aqui), a única coisa que dá pra fazer é tomar muita, mas muita àgua, coisa que eu esqueço com muita frequência, e ajudar o meu corpo com alimentação saudável.

Gordura saturada, aí é que eu realmente me quebro. Eu não posso comer tanta carne, mas eu amo carne! As vermelhas eu até muito deixar de lado, mas não dá, eu não consigo. De todo jeito eu tento me acostumar com dieta vegetariana, mas é impossível. Minha mãe e a minha filha não vão deixar de comer carne porque eu não deveria comer. E a tentação é muito grande.
Das coisas que eu não consigo mudar aqui em casa é o iorgute, o leite, queijo, massas... são a base da nossa alimentação, como mudar isso?!

Esse é o meu novo desafio:


  1. Comer  menos gordura saturada e açúcar.
  2. Comer mais nutrientes e vitaminas.


Lista:

Vitamina A
Encontrada em: salmão, cenoura, espinafre e brócolis.

Vitamina C
Encontrada em: laranjas, limões, mamão e acerola.

Vitamina E
Encontrada em:batata-doce, nozes, azeite de oliva, sementes de girassol, abacate, brócolis e folhas verdes.

Selênio
Encontrado em: germén de trigo, atum, salmão, alho, castanha do Brasil, ovos e arroz integral.

Ômega 3

Encontrado em: Peixes - como salmão e sardinha -, óleo de linhaça, nozes, sementes de girassol e amêndoas.


Em conjunto com:

Me exercitar sempre que possível


Dormir muito!
E é claro sempre tomar muita, mas muita água!

Comentários

Augusta Saraiva disse…
Nossa, é muito difícil ter a saúde frágil. Nunca passei por isso, então não sei ao certo, mas posso imaginar a tua angústia... Boa sorte com o desafio, tenho certeza que vais conseguir!

Beijão, Guta! ♥
www.opinada.com
Pathy Cardoso disse…
Eu já tive problemas de saúde que me impossibilitaram de comer e beber coisas que eu amava , tipo refrigerante , e cara eu entendo como é horrível , sentir vontade e não poder ..
Depois de muito tempo ,e algumas mudanças no meu cardápio esses probleminhas passaram .
Te desejo toda sorte , foco , força de vontade , fé e afins , que tu precisar para conseguir ficar melhor .
Tudo de melhor para você ♥
Blog : Histórias e outras Drogas
Gisela Santana disse…
Neste carnaval eu extrapolei. Muito churrasco, muita cerveja, muito doce, muita porcaria pra dentro do meu estômago. Em compensação, agora entro na quaresma, uma época para ~parar com os excessos~. Isso me faz pensar inclusive na alimentação. Adorei seu post justamente por isso. Preciso rever minha alimentação, cortar gordura e açúcar... se eu aguentar esses próximos 40 dias, aguento um pouco mais. hahaha

Beijos! :D
Regina Kadov disse…
Tu imagina que eu já me acostumei? Fiquei até me perguntado onde estava a renite quando eu estava fazendo muita yoga, porque realmente eu melhorei muito quando estava praticando. Mas, como dizem você se acostuma com tudo o que é ruim. xD
Beijos
Regina Kadov disse…
O pior é que eu sou muito teimosa, eu sei que eu não posso mas eu não me aguento. O que é proibido sempre é mais gostoso.
Obrigada, beijos.
Regina Kadov disse…
Todas os feriados nessa terra de Deus são um tormento pra quem está querendo seguir dieta saudável, tu me fez já pensar no tormento da páscoa, todo aquele chocolate, vou ficar louca! rsrs
Mas enquanto isso a gente tenta.
Beijos

Postagens mais visitadas

Facebook