Viva o plágio!

Dando um tempo aqui das resenhas corridas de BDB pra comentar que eu não consigo mais achar uma música nova e original pra escutar.
Pra fazer valer a máxima de "Nada se cria, tudo se copia", como diria meu amigo Tarcízio.
Pior do que escutar músicas de um artista que parece uma com a outra (o que seria até bom, quem não quer um versão renovada de LoveGame?!), é escutar um artista e pensar imediatamente em outro. E é isso que eu tenho pensado com os últimos singles do pop ultimamente. A gota d'água foi essa última da Lady Gaga.

The Cure foi o assunto mais falado no Coachella. E quando eu finalmente escutei, juro que eu pensei no Chainmokers... aquela bandinha meia boca com a batida bem genérica, músicas que grudam na cabeça e que precisam de uma vocal feminina pra fazer sentido (quase o novo Black Eyed Peas), de Closer e que vivem com Halsey.



Sente como são quase gêmeas:


E ela, meu deus, escutei Now or Never e a batida é identica a alguma música do Anti da Rihanna. Na hora eu nem sabia qual, mas depois da pesquisa pra postar era Needed Me. A letra também, nem parece que foi escrita pela mesma mulher que criou Colors, ou Gasoline... eu realmente não sei se é dela, mas pareceu errado, ela só repe-pe-petindo refrão.


Olha, fizeram o mash up de Needed me e Now or Never. Comparem!

 Mesma coisa com a Green Light da Lorde, que me lembra mais Florence do que qualquer música nova da Florence... tá foda.
 Parece que o mundo dos featurings ficou tão popular que mash uparam tudo. Não que eu não ame todas essas músicas, é que falta eu cantar uma música inteira sem a minha memória ficar puxando a outra do além do meu cérebro.

Pelo menos a Lana continua fiel ao único estilo que ela pode cantar: Life for lust é uma repetição do que ela faz a anos, só que com a voz inconfundível do The Weekend, que dá uma leve diferenciada das outras músicas de qualquer CD dela. Isso é se reeiventar pra mim, porque ela se auto-copia sempre.

 Gostaria que todas as outras artistas segurassem o estilo que as fez ficarem famosas. E eu sei que nem é culpa delas, tem toda uma indústria e produtores pra produzir em massa o que está fazendo sucesso, mas tá cansando muito. Eu tive essa impressão uns dois anos atrás quando me apaixonei por Maps mas sempre acabava cantando Am I Wrong. E as duas conseguem ser geniais mesmo tendo a mesmíssima batida.


Mas como foi dito pelo professor de História da Arte essa semana, deixa... se nem as estátuas que nós temos como sendo Gregas foram na verdade feitas por Romanos, o que dirá das músicas de hoje...
só acho uma puta sacanagem tirarem os direitos da Shakira com La Bicicleta pela acusação de plágio de palavras usadas mas que são completamente clichês e fácil de ser só uma coincidência.

Outros exemplos, e eu escutando coisas em espanhol pra estudar um pouquinho:

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook