Como perdoar quem não sabe/não admite o que fez?

Eu sempre fico impressionada com a capacidade das pessoas em não aceitar pedir desculpas. Alguns meses atrás eu fiz uma observação acerca de como as crianças se comportam. Os dois menininhos que eu conheço, dos quais normalmente precisam que as mães os corrijam, raramente pedem desculpas. Mesmo quando ameaçados de levar "uma pisa" ou ficar de castigo sem brincar, eles não cedem. Tão diferente de Anne (que aliás, está completando 4 aninhos hoje), ela sempre pede desculpas até pelo que ela não poderia controlar... provavelmente uma característica minha que ela vem copiado. Mas me pergunto porque essa dificuldade de reconhecer os próprios erros, mesmo assim, tão cedo.
Eu tenho dificuldade para perdoar. Principalmente quando a pessoa não tem coragem de pedir desculpas.
É tão fácil pra mim dizer algo assim !"- Olha, desculpa se eu te fiz algum mal, não quero nada de ruim pra você." É estranho pra mim que as pessoas não vejam que machucaram uma pessoa. Mesmo que tenha sido sem querer. Peça desculpas. São palavras, não dinheiro para você ficar guardando, e mudam o dia de outra pessoa, mudam o que elas sentem com relação a você, diminui o ódio e o rancor... nada ruim vem quando você pede desculpas. Por que não pedir com um pouco mais de respeito pelo perdão do outro? Às vezes é necessário para libertar certas mágoas.
Talvez seja a necessidade de não ser aquele que cede; e isso é tão maléfico aos relacionamentos em geral.

Eu ainda não consigo entender gente assim, mas me esforço todo dia para esquecer o rancor que eu sinto, e admito sentir, por algumas pessoas. Mas perdoar é tão mais difícil. E não foi tanto por falta de comunicação. Foi falta de interesse da pessoa em falar, admitir que errou. É tão frustrante;

Eu não sei porque falar isso hoje, mas eu estava pensando no ônibus sobre isso. Eu deveria me gravar falando dentro do ônibus, eu tenho tantos pensamentos presos no caminho...

Comentários

Postagens mais visitadas

Facebook