Sobre a nova geração das torturas

Eu ia fazer essa postagem a alguns meses (uns seis meses, mais ou menos), e hoje decidi continuar a escrever depois de ver uma notícia sobre sugadores de bumbum.

É isso o que nos tornamos em meio de tantas práticas e meios de modificação corporal. Há definitivamente uma necessidade de sermos outras pessoas, com outras características, no meio social, para que possamos ser aceitas e nos aceitarmos. É bem triste.

Eu lia anteriormente sobre as diferenças, de cem anos atrás e hoje em dia. A prática de usar sapatos menores para que os ossos dos pés não crescessem passou a ser proibido desde os anos 20 na China, mas hoje ainda vemos notícias como "Nova tendência de cirurgia plástica para encurtar os pés". Enquanto isso algumas mulheres foram fotografadas pela fotógrafa Jo Farrell, justamente por suas deformidades doloridas, fruto de uma cultura que torturava mulheres para o "prazer" dos homens. Prazer está entre aspas porque não acredito que homens, se vissem o quanto mulheres sofrem para manter um beleza no mínimo equivocada, se passaria a dar tanta importância aos "pés de princesa".

Hoje declaram que o prazer não é para que homens apreciem, e claro, desenvolvemos nosso próprio gosto sadomasoquista de sofrer e vermos outras sofrendo do mesmo modo, mas porque mesmo nós queremos tantos sapatos desconfortáveis? Tive uma experiência muito peculiar a um mês atrás, eu usei um sapato que eu sei que incomoda, que depois de certo tempo sendo usado começa a rasgar o meu pé, eu sabia que eu estava com raiva e estava descontando em mim mesma, mas não me parei. E sim, eu estava linda, mas no final, passei semanas com os pés horríveis pelas bolhas, e não só isso, dores descomunais no dia seguinte e nos outros dias. Definitivamente não sou a mesma acostumada a sofrer só pra estar bonita. Não quero mais isso pra mim. A moda também contribuiu, estamos mais vaidosas, usamos as frases "quero estar bonita pra mim", "quero me sentir feliz comigo", mas nem sempre estamos mesmo acreditando nisso. Podemos enganar aos outros, mas nunca nós mesmas.
Convivi com pessoas a minha vida inteira que reclamavam dos pés, do tamanho, do espaçamento entre os dedos, dos 'joanetes'. Nunca entendi o porque, já que nunca vi muita importância em comprar sapatos apertados, ou de como os homens, que mal reparam um corte de cabelo iriam se importar tanto com os pés de uma garota. Bem, é fato que sempre tive pés delicados, e nunca tive problemas para encontrar sapatos que me servissem. Talvez por isso me tornei um pouco insensível à dor alheia quanto à feiura dos próprios pés. Depois de um tempo comecei a reparar mais neles. E depois de uma boa pesquisada na internet, você entende que sim, muitos homens tem fetiches com pés... ainda não entendo de onde vem o desejo por eles, mas é fato de que existe uma correlação estranha entre desejo sexual e pés delicados.
De onde quer que venha o desejo de estarmos sempre prontas para fazer nossos pés padecerem, ou nossos corpos, ou nossos narizes, ou as horas que gastamos e o sofrimento que causamos a nós mesmas e a outras pessoas, preciso fazer uma só pergunta quanto a isso: Vale a pena os esforço?

Porque pra mim, não está valendo mais.
 

Comentários

Marina Menezes disse…
Eu também nunca sofri por causa de pés, mas acho que são porque são pequenos. Conheço muitas garotas com "pés grandes" que reclamam do tamanho e tal. Pra mim é besteira, eu preferia calçar um número maior, seria mais fácil achar sapatos.

Sabe que pensei hoje mesmo nessa coisa de masoquismo? Tava fazendo a minha sobrancelha hoje, e eu odeio fazer sobrancelha, dói, eu fico espirrando feito uma louca e perco muito tempo, porque minhas sobrancelhas são enormes. Aí lembrei que também tinha que depilar a perna, o que eu também odeio, porque além da dor, minhas pernas ficam cheias de bolinhas e vermelhas durante uns dois dias. Me peguei pensando nisso, pra que é que eu faço isso mesmo? Não é por escolha própria, com certeza. Nem para homem nenhum. Faço essas coisas porque tenho medo de ser julgada caso não faça. E é só. Eu já nem vejo mais beleza nisso.

Lembro que quando comecei a me interessar por moda achava tudo super lindo, pernas lisinhas, sobrancelhas fininhas, cabelo "arrumadinho", maquiagem impecável, barriga chapada... E aí eu fui vendo o quanto isso é cansativo, gasta tempo e dinheiro, além de preocupações absurdas e complexos de inferioridade. Quando vejo esse tipo de notícia, como o sugador de bumbum e a cirurgia plástica para pés, me dá agonia. Tenho medo de onde isso vai nos levar. Interessante que parece que quase ninguém nota que estamos mutilando nosso próprio corpo em busca da perfeição! E isso tudo é aceito, se for em prol da beleza.
Irianne Veloso disse…
Certas coisas realmente são muito radicais e não fazem bem :/ Eu tenho um problema sério com uma parte do meu corpo que eu odeio e isso ainda vai me fazer muito mal no futuro (vulgo ínicio da minha vida sexual), fico pensando em fazer cirurgia pra consertar mas aí me vem VÁRIAS PERGUNTAS na cabeça e depois eu chego a conclusão de que nunca vou fazer sexo por conta disso hauehau Espero mudar a minha cabeça daqui pra lá.

irianneveloso.blogspot.com
Regina Kadov disse…
Acho muito cansativo, realmente Marina. Eu adoro a dor da depilação, mas acho que cheguei num ´nível muito hardcore de automutilação. Preciso de ajuda médica.

Espero que você consiga se curar disso Irianne, porque realmente ficar com paranóias com o corpo quando está se divertindo não dá. Desejo a você uma ótima vida sexual de todo o meu coração.

xoxo

Postagens mais visitadas

Facebook